Ferramentas de Gestão Empresarial no Excel

Xanxerê – A data em que celebramos a independência do Brasil, 07 de setembro, é comemorada com um desfile cívico em todos os municípios brasileiros.

Há muito tempo o “Desfile de Sete de Setembro” se tornou uma vitrine para a das manifestações da população, que muitas vezes, de forma implícita, em frases de impacto, aproveita para fazer as suas reivindicações aos governantes.

Este ano, duas manifestações chamaram a atenção no desfile em Xanxerê: a campanha Xanxerê, Cidade do Coração, criada através de uma parceria entre Associação Comercial de Xanxerê-Acix e o Hospital Regional São Paulo, e a quantidade de fanfarras das escolas estaduais e privadas.

A campanha Xanxerê Cidade do Coração foi criada há cinco anos com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados com as doenças cardiovasculares e este ano está na sua quinta edição, e tem como tema o estresse, principal causador de diversos problemas de saúde ligados ao coração.

O vereador Vilson Piccoli, idealizador da campanha em 2014, disse que está muito satisfeito com a aceitação da população e com a inclusão do tema no desfile de diversas escolas. “Estamos no quinto ano desse maravilhoso projeto e que conta hoje com a participação de praticamente todos os colégios do município e das entidades que se envolveram no projeto, porque preservar a saúde contra as doenças cardiovasculares interessa a todos, independente da idade.”

Piccoli ressaltou que este ano estão sendo realizadas mais de 40 palestras. “Estamos realizando palestras em escolas, empresas, entidades de classe, clube de serviço, praticamente envolvendo cerca de 20 mil pessoas. Acreditamos que essa campanha já pegou, está inserida na comunidade, e isso fará que com as muitas pessoas vão deixar de ter problemas cardiovasculares, que é o objetivo desta campanha”.

Sobre a presença das fanfarras no desfile, é possível perceber que a cada ano vem crescendo o número de pessoas e o número de escolas.

O percursor deste tipo de apresentação é o maestro e radialista Sidney Debastiani, que criou a primeira fanfarra em 1990. Hoje existem, pelo menos, cinco fanfarras ligadas à escolas no município, que além do desfile de 07 de setembro, que é aberto pela Banda do Bucha, representam Xanxerê em concursos e apresentações em outras cidades: fanfarra do Colégio La Salle, das escolas estaduais Dom Arnulfo Romero, Augusto Colatto, Romildo Czcepanhik, Costa e Silva.