consultoria vsd

Abelardo Luz- A Epagri e o Conselho Municipal da Alimentação Escolar realizaram reunião na última terça-feira (11) com agricultores familiares para articular e planejar ações conjuntas visando o desenvolvimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para o ano de 2019. O encontro ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores e contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria Municipal de Educação e produtores rurais já cadastrados no programa.

“A reunião teve como objetivo fazer o planejamento das entregas da merenda escolar do próximo ano, orientando os agricultores a começar a organizar o plantio agora para poder entregar no ano que vem”, destacou a nutricionista da Rede Municipal de Educação, Noelen Cansian.

O programa determina que no mínimo 30% do valor repassado ao município seja investido na compra direta de produtos da agricultura familiar. “Em Abelardo Luz já estamos investindo 77% dos recursos para compra de produtos da agricultura familiar. Esse é um meio de valorizar os produtores do município e comprar produtos mais naturais para a merenda escolar”, ressaltou a nutricionista.

Atualmente fazem a entrega regular de produtos para alimentação escolar em Abelardo Luz, por meio do PNAE, um total de 10 agricultores familiares. A maioria fornece verduras, legumes e frutas que são servidas na merenda escolar de todos os estabelecimentos municipais de ensino.

Os agricultores que têm interesse em fornecer alimentos a partir de 2019 devem ficar atentos ao Edital de Chamamento Público que é publicado sempre no começo de cada ano. Um dos requisitos para ter acesso ao programa é a apresentação da declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

Dúvidas e mais informações diretamente na Epagri ou Secretaria Municipal de Educação pelo telefone 3445-5998.