Ferramentas de Gestão Empresarial no Excel

Programa é desenvolvido pelo Sistema Faesc/Senar-SC em parceria com Sindicato Rural e a Secretaria de Agricultura

Faxinal dos Guedes- Em 2017 o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com a Secretaria de Agricultura e o Sindicato Rural de Faxinal dos Guedes iniciou a primeira turma do Programa Empreendedor Rural (PER) no município. Ao todo 19 alunos foram formados. O sucesso foi tanto que neste ano o Sistema Faesc/Senar-SC iniciou uma segunda turma composta por 16 jovens produtores rurais em busca de conhecimento.

Com o objetivo de qualificar os empreendedores rurais para que desenvolvam projetos inovadores em suas propriedades, o programa oferece aulas teóricas e visitas de campo. Recentemente o grupo de alunos visitou algumas propriedades do município que são referências em produção leiteira como as fazendas Vanzin e Flor da Serra. Além disso, conheceram a propriedade da Família Baldissera, que possui potencial turístico e outras atividades que possibilitam a visualização de novas oportunidades de negócios rurais aos alunos.

A visita integrou o módulo nove do programa e teve como foco apresentar projetos inovadores implantados em propriedades rurais. De acordo com o supervisor do Senar/SC na região oeste, Helder Jorge Barbosa, o programa proporciona ao participante ampliar a visão gestora, desenvolvendo habilidades e despertando o espírito empreendedor e de liderança.

Segundo a prestadora de serviço em instrutoria do Senar/SC Rosa Marina Seghetto, o PER ajuda os jovens a valorizar suas propriedades e identificar os pontos positivos e negativos, potencializando as atividades que a valorizam na questão financeira, além da gestão de custos de cada cadeia produtiva. “A visita ao campo possibilita ao participante verificar oportunidades. De uma propriedade a outra surgem muitas ideias que podem ser implantadas mesmo que as atividades não sejam as mesmas” ressaltou Marina.

Fabio Junior Fiorin é produtor rural no interior de Faxinal dos Guedes, onde trabalha com hidroponia (alface, agrião, rúcula e tempero verde), e ficou sabendo do PER por meio da Secretaria de Agricultura. Segundo ele, resolveu participar por se tratar de um programa voltado ao empreendedorismo com oportunidade para ampliar conhecimentos e melhorar a gestão da empresa rural.

“Está sendo um divisor de águas entre o modo antigo de ver a propriedade e um novo modelo de gestão que o PER nos apresenta. As visitas nas propriedades foram excelentes, pois é a partir da comparação entre modelos diferentes de gestão que podemos entender a real importância de conhecer toda a empresa rural e ter os dados e informações necessários para tomada de decisões mais assertivas. O programa, sem dúvidas, nos traz novas oportunidades e melhores condições de empreender no agronegócio”, avaliou.

Para o secretário de agricultura de Faxinal dos Guedes André Kilpp de Figueiredo, o programa tem contribuído para que sejam realizadas melhorias significativas nas propriedades.  “A vida no campo vem evoluindo, os produtores rurais de hoje precisam se atualizar e conhecer o mercado para prosperar, e para isso buscar o conhecimento é imprescindível”, afirmou André. (MB Comunicação)