consultoria vsd

Ave foi reintroduzida desde 2011 em área entre os municípios de Ponte Serrada e Passos Maia

Passos Maia- Responsável pela reintrodução do papagaio-de-peito-roxo no Parque Nacional das Araucárias (PNA) — unidade de conservação ambiental entre Passos Maia e Ponte Serrada —, o Instituto Espaço Silvestre prepara a maior soltura da espécie para os próximos dias. Serão 40 roxinhos, como são carinhosamente chamados, liberados para habitar na área.

Ameaçada de extinção, a ave foi reintroduzida em 2011 no PNA. Com quase 13 mil hectares, o parque hoje é morada para dezenas de papagaios. Segundo a coordenadora do projeto, Vanessa Tavares Kanaan, já foram cinco solturas em sete anos, com 113 animais recolocados na natureza. “É bem difícil estimar [a quantidade atual], mas durante um censo, estimamos uma população mínima de 28 roxinhos, incluindo aves soltas e filhotes nascidos na natureza”, aponta a bióloga.

Os 40 papagaios que serão soltos nos próximos dias estão em um viveiro de ambientação. “Logo estarão voando pela região”, comemora Vanessa, que aproveita para pedir aos moradores que informem os responsáveis pelo projeto se acaso avistarem alguma das aves. “Por favor, nos avise se ver um papagaio vivo ou morto. Não o prenda. Se quiser, pode fazer um comedouro longe da casa e colocar frutas para que eles se alimentem”, orienta.

As informações devem ser repassadas pelo telefone (49) 99805-3989, que também é WhatsApp. “Entre em contato caso queiram ajudar voluntariamente com as atividades do projeto, que inclui monitorar e cuidar dos papagaios”, completa Vanessa.