Alunos da Apae participam do Halloween

0
1008
consultoria vsd

Xanxerê – Os alunos da Escola Especial Helena Adans Keller/Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais-Apae de Xanxerê participam desta quinta-feira (01) de atividades relacionadas ao Halloween.

A diretora da Escola, Alvaneve Moreto, explicou que dentre as ações desenvolvidas estão a pintura de rostos, a ornamentação do auditório, música, dança e brincadeiras com os alunos de todas as idades e patologias. “É uma forma de descontração para os alunos, mas também de participação, de sentido de grupo, pois eles participam, orientados pelas professoras de artes, até da ornamentação do auditório, junto com os demais professores. É um trabalho de equipe”.

Ainda segundo Alvaneve, a festa faz parte do calendário da Apae e foi planejada e desenvolvida pelas professoras de artes Helen Sebben, Cristiane Costa e Jéssica Dala Corte, mas contou com o apoio de toda a equipe de professores e técnicos.

A professora Helen conta que o trabalho começa dentro da sala de aula, utilizando o tema para que os alunos aprendam a lidar com as tintas, as cores e os enfeites. “Essa é uma das festas mais aguardadas pelos alunos. Nós começamos no início do mês, com a chegada da primavera, trabalhando as cores. Eles realizam diversas atividades em sala com o tema Halloween e quando chega a hora de arrumar o auditório eles participam, sempre respeitando a segurança e os limites de cada um. Eles puxam os fios para pendurar os enfeites, montam os enfeites, ajudam a arrumar o espaço. É um processo de interação e aprendizado”.

A professora de educação especial Marcia Felipini, que atua há 15 anos na Apae, reforça que o aprendizado é o foco de todas as atividades festivas da Apae. “Todo evento feito na escola tem um cunho pedagógico. Esse envolvimento dos alunos com os professores, professores de artes, professores de sala, enfim, todos. É importante para a recreação, mas com certeza reforça o aprendizado, eles dançam caracterizados, interagem com o grupo, aprendem sobre o tema. É uma forma de desenvolvimento intelectual, emocional e físico dos alunos”.