consultoria vsd

Abelardo Luz- A Secretaria Municipal de Saúde de Abelardo Luz realizou no último sábado (10), o Dia D da Campanha Novembro Azul, movimento que busca combater e prevenir o Câncer de Próstata, um dos tipos de câncer que mais mata homens no mundo.

A ação aconteceu no hall de entrada da prefeitura municipal e foi marcada por uma grande mobilização de coleta de sangue para realização do exame gratuito de próstata, o chamado PSA, com atendimento de 378 homens com idade a partir dos 35 anos.

Segundo a secretária de Saúde, Sandra de Souza, a coleta dos exames foi feita por dois laboratórios credenciados e o resultado deve ser retirado nas unidades básicas de saúde no prazo de até 15 dias úteis.

“A procura foi muito boa e 378 homens fizeram a coleta de sangue para o exame de PSA. Não esperávamos toda essa demanda e isso demonstra que o homem também está cuidando da sua saúde. Faremos um dia de coleta no interior do município, nos assentamentos 25 de Maio e José Maria. Ainda não temos uma data, mas vamos agendar com os laboratórios para atendermos aqueles homens que não conseguiram vir na cidade para fazer seu exame de próstata”, afirmou Sandra.

O Dia D da campanha contou ainda com orientações sobre saúde bucal e outras doenças que mais atingem o público masculino. As orientações foram repassadas pela equipe de dentistas, médicos e enfermeiros da rede municipal de Saúde. “Como já tivemos dois casos de câncer de boca em Abelardo Luz fizemos também essa orientação a população para que fique atenta a esta doença. Qualquer coisa estranha na boca todos devem procurar o dentista ou o médico”, enfatizou Sandra.

Check-up Azul

A próxima atividade do Novembro Azul será realizada no dia 21 de novembro com a ação que está sendo chamada de “Check-up azul – Saúde em dia”, que vai realizar avaliações com médicos, dentistas, enfermeiros e educador físico do NASF. Também haverá testes rápidos de sífilis e hepatite.

O Check-up Azul será realizado, das 18h às 20h, no Centro de Saúde “Angela Nardino Bertoncello”.  Para participar os interessados devem trazer os documentos pessoais e o Cartão do SUS.