Pintura de faixas 3D deve aguardar estudo do Denatran

0
451
Ferramentas de Gestão Empresarial no Excel

Xanxerê – Um assunto tem tomado espaço nas redes sociais e na última segunda-feira (12) chegou à Câmara de Vereadores, quando o vereador Vilson Piccoli fez uma indicação solicitando que a prefeitura faça estudos para a implantação da faixa de pedestres 3D.

A referida faixa nada mais é que uma pintura que provoca nas pessoas a ilusão de uma faixa em três dimensões, formando uma espécie de degrau no asfalto.

O propositor da indicação, vereador Piccoli, justifica que é uma forma econômica de promover mais segurança aos pedestres.

Entretanto, apesar de já estar sendo utilizada em diversos municípios a sinalização ainda não está regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito.

O Departamento Municipal de Trânsito-Demut de Xanxerê recebeu uma correspondência do Departamento Nacional de Trânsito-Denatran, no dia 4 de dezembro do ano passado, informando que está realizando um estudo para identificar a eficácia da sinalização, e até que o estudo seja concluído os órgãos executivos de trânsito dos Estados e Municípios não devem implantá-la.

Vale lembrar que a sinalização já é utilizada em países como China, Índia, Islândia e Geórgia, mas no Brasil sua utilização teve início em Goiás, por grafiteiros, e hoje é aplicada em alguns municípios sem nenhuma padronização ou regulamentação por órgão oficial de trânsito.

Foto: Faixa pintada por grafiteiros em Cuiabá

Abaixo ofício recebido pelo Demut