consultoria vsd

Xanxerê- Na manhã desta segunda-feira (19), uma reunião entre a administração municipal, Câmara de Vereadores e equipe da Defesa Civil de Santa Catarina, que se encontra em Xanxerê, deu início ao estudo técnico, em função dos alagamentos que vem ocorrendo.

Junto com a defesa civil municipal e regional, o trabalho é de identificar possíveis locais onde poderão ser implantadas as bacias de contenção para evitar alagamentos durante o período de fortes chuvas. Esta ação em conjunto com a prefeitura, visa colocar em prática as ações de prevenção.

Participaram da reunião o prefeito Avelino Menegolla com a equipe da Prefeitura, o presidente da Câmara Municipal Lenoir Tiecher e o coordenador regional da Defesa Civil Luciano Peri. A equipe que já iniciou a visitação aos principais pontos de alagamentos é integrada pela geógrafa e engenheira agrônoma Laís Bernardino, o geólogo Humberto Alves da Silva e a engenheira sanitarista ambiental Suzana Costa.

Segundo informação da equipe técnica, o trabalho inicial é verificar os locais onde acontecem as inundações para em seguida, observar as obras de estrutura onde existe possibilidade de fazer bacias de contenções, evitando assim a chegada do grande volume de água até o centro da cidade.

A coordenação regional da Defesa Civil regional também está efetuando o levantamento com registros fotográficos e reportagens dos últimos 10 anos, referente ao transtorno que as chuvas causaram em Xanxerê, para auxiliar neste diagnóstico que a equipe da Defesa Civil de Santa Catarina realiza em Xanxerê. Essas informações podem ser enviadas diretamente para o email da defesa civil regional (xre@sdc.sc.gov.br).

(Ass.Com. Câmara de Vereadores)