Presidente da Amai faz um balanço de 2018

0
950
consultoria vsd

Xanxerê – Na tarde desta quarta-feira (19), durante a última assembleia de prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Irani-Amai, o prefeito de Marema e presidente da Associação, Adilson Barella, fez uma avaliação do trabalho realizado em 2018.

Barella evidenciou o trabalho dos prefeitos que há 40 anos iniciaram o trabalho da Associação. “Nestes 40 anos da Amai, temos que ser muito gratos àqueles nove prefeitos que já pensaram de forma coletiva, já pensaram no associativismo, quando as dificuldades eram bem diferentes das de hoje, mas foi dessa forma que a Amai, hoje composta por 14 municípios, conseguiu se desenvolver e nos tornar cada vez mais forte”.

Sobre os projetos realizados, Barella destacou a harmonia e união dos prefeitos. “Foi um ano de muito trabalho, mas a harmonia entre os prefeitos e servidores nos deixou tranquilos de estar a frente da associação este ano”.

Participação na Femi

“Tivemos nossa participação na Femi, onde todos os 14 municípios estiveram representados, o stand foi muito bem aliado, através de pesquisas, foi bem lembrado, por estar bem representado”.

Comemoração dos 40 anos

“Um dos nossos projetos foi o projeto ‘O que te encanta’, com vídeos gravados por moradores dos municípios, que davam depoimentos daquilo que os encanta nos municípios em que residem. Esses vídeos foram apresentados durante a Femi. Também foram apresentados vídeos das festividades dos municípios”.

Capacitação do Bem

“Outra ação que eu julgo de muita importância foi a ‘Capacitação do Bem’, onde os servidores municipais participam de cursos de capacitação gratuitos e foi proposto a eles fazerem a doação de alimentos, produtos de higiene e ração animal. Nós credenciamos entidades que receberam essas doações. Neste ano foram feitas seis entregas”.

Mais memória na escola

“É um museu itinerante, que resgata a história dos 14 municípios da nossa microrregião, onde os alunos aprendem de uma forma didática mais interativa e conhecem um pouco mais da história dos municípios da Amai, com uma visão de cidades inteligentes, cidades do futuro. Já foram visitados os municípios de Marema, Lajeado Grande, São Domingos e Bom Jesus”.

Amai Educ e Amai EAD

“É um projeto que entra em atividade no início de 2019, com o objetivo de facilitar o acesso à formação continuada dos servidores públicos e demais pessoas interessadas da comunidade. As plataformas estão prontas, então a pessoa vai poder fazer sua formação forma digital as transmissões, onde as pessoas poderão fazer sua capacitação do trabalho ou de casa através da plataforma”.

Turismo Regional

“Pensando na geração de renda e na economia dos municípios, e no grande potencial turístico da região, foi dado início um primeiro passo, onde foram alimentados os portais de turismo dos municípios. Foram realizadas algumas conversas com empresas e poder público, para que essa possa ser uma fonte de renda para a nossa região”.

Representatividade

“A Amai ganhou maior visibilidade na questão política, porque, pela primeira vez temos um representante da região na diretoria da Fecam, o prefeito Lírio, de Xaxim, que é o terceiro secretário da diretoria, que junto comigo participou de diversas reuniões da Fecam e da CNM, buscando maiores benefícios e parcerias para o município. Também tivemos várias reuniões com nossos parceiros, como a Caixa Econômica, Fecam, Ministério Público, Governo do Estado e Tribunal de Contas”.