consultoria vsd

Florianópolis-SC – O governador eleito de Santa Catarina, Carlos Moisés, anunciou os nomes confirmados para as secretarias. Pela reforma administrativa apresentada por Moisés, algumas secretarias perderam status de primeiro escalão e o Estado terá apenas 10 pastas.

A lista traz alguns nomes da atual gestão, militares e ex-vereadores, como Lucas Esmeraldino e Douglas Borba. O primeiro atuava como parlamentar em Tubarão e irá assumir a futura pasta de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo após ser derrotado na disputa pelo Senado. Já Borba era vereador em Biguaçu e renunciou ao cargo para assumir a “supersecretaria” da Casa Civil.

Outra novidade na próxima gestão é o fim das Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs). Criticadas durante toda a campanha, por todos os candidatos, elas devem ser o primeiro grande corte administrativo do governo de Moisés.

Veja abaixo a lista de quem deverá assumir as pastas do primeiro escalão a partir do dia 1º de janeiro:

Paulo Eli vai continuar na Fazenda, o cargo que ocupa no governo de Pinho Moreira.
Será mantido no cargo que ocupa desde fevereiro deste ano, quando Eduardo Pinho Moreira assumiu o governo do Estado. Graduado em Administração e Ciências Contábeis pela UFSC, além de ter especialização em Gestão Fazendária, Eli é funcionário de carreira que atua há 34 anos na Secretaria da Fazenda e 41 anos na administração pública. Tem especialização em política e estratégia pela Escola Superior de Guerra do Ministério da Defesa.

O futuro secretário da Administração, Jorge Eduardo Tasca,  é tenente-coronel da PM.
Tenente-coronel da Polícia Militar, é o atual responsável pelo Centro de Inovação da corporação estadual. Nessa função, comandou projetos como o PMSC Mobile, no qual os policiais atendem ocorrências com tablets dentro de viaturas. Afastou-se temporariamente do cargo para integrar a equipe de transição do governador eleito. Além da carreira militar, tem doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC e especialização em Administração de Segurança Pública pela Unisul.

Comandante dos Bombeiros, Helson Zeferino, vai assumir a Saúde, em 2019.
É o atual comandante do 1° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar em Florianópolis, onde tem patente de tenente-coronel. Apesar da dedicação à carreira militar, tem formação em medicina pela UFSC e especialização em Administração de Segurança Pública pela Unisul. Antes de chegar à chefia, atuou como médico plantonista no resgate aéreo dos Bombeiros.

Secretário de Justiça e Cidadania, Leandro Lima vai assumir nova pasta com as mesmas funções atuais.
Agente penitenciário de carreira, atua como secretário de Cidadania e Justiça desde o início da gestão de Eduardo Pinho Moreira. Ele assumirá a secretaria de Administração Prisional, que terá as mesmas atribuições da pasta que comanda atualmente. Anteriormente, exerceu a função de secretário-adjunto da pasta durante o mandato de Raimundo Colombo e foi diretor do Deap (Departamento de Administração Prisional).

Futuro secretário Lucas Esmeraldino deixou o cargo de vereador para assumir a secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável no governo Moisés.
O ex-vereador de Tubarão, terceiro colocado na disputa pelo Senado nas eleições deste ano, foi alocado por Moisés para assumir duas secretarias em uma. A partir do dia 1º de janeiro, o político, que também é presidente do PSL em Santa Catarina, vai comandar os setores de desenvolvimento social e turismo que, na gestão de Pinho Moreira, funcionam como secretarias separadas.

A futura secretária de Desenvolvimento Social, Maria Elisa de Caro, é outra que também tem atuação no governo de Pinho Moreira.
A futura secretária já trabalhou em três pastas do governo estadual. Na Secretaria de Justiça e Cidadania, exerceu as funções de secretária-adjunta, gerente de projetos e consultora técnica de gabinete. Pela Secretaria de Segurança Pública, atuou como diretora de formação e capacitação profissional, gerente de projetos e consultora técnica de gabinete. E também foi diretora de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Assistência Social.

Ricardo de Gouvêa foi o sétimo secretário anunciado pelo governador e pela vice-governadora e vai comandar a Agricultura e Pesca.
Com 30 anos de experiência no agronegócio, o futuro secretário atua como executivo em diversas entidades do setor. Entre as experiências estão os cargos de conselheiro e fundador do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária, diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina e da Associação Catarinense de Avicultura. Além disso, acompanhou missões internacionais para abertura de novos mercados na Rússia, Cingapura, Japão e Coreia do Sul.

Escolha de Carlos Hassler para Infraestrutura e Mobilidade foi justificada pelo conhecimento na área de engenharia.
A pasta terá como secretário um coronel do Exército Brasileiro. O comunicado divulgado por Carlos Moisés justificou a escolha de Hassler pelo conhecimento na área de engenharia e pela execução de obras. Algumas ações citadas foram a construção do molhe do Porto de Imbituba, da estrutura para atracação de navios no porto de São Francisco do Sul e a pavimentação da rodovia SC-114, que passa pela Serra catarinense. Pela reforma administrativa, a pasta também irá abranger a secretaria de Planejamento.

Natalino Uggioni foi o último nome confirmado para o secretariado de Carlos Moisés e assume a Educação.
O futuro secretário esteve à frente da superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entidade vinculada à Federação das Indústrias de Santa Catarina e que faz parte do “Sistema S”. Nesse período, atuou no gerenciamento de estágios, elaboração de projetos de inovação, consultoria em sistemas de gestão da inovação e melhoria da competitividade industrial. A formação acadêmica de Natalino Uggioni inclui graduação em Ciências na Unisul e mestrado em engenharia de produção pela UFSC.

A Segurança Pública não terá um secretário fixo no cargo. O comando será dividido entre os integrantes do Conselho Superior de Segurança Pública, formado pelos líderes de quatro instituições: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Geral de Perícias. Com o critério de privilegiar os órgãos que tem mais servidores efetivos, o atual comandante da PM, coronel Araújo Gomes, assumirá a presidência do colegiado no ano de 2019 — sendo seguido pelo chefe da Polícia Civil em 2020, do Corpo de Bombeiros em 2021 e do IGP em 2022.

Outras pastas que já têm o comando definido:

Futuro secretário da Casa Civil, Douglas Borba, é outro que deixou o cargo de vereador para assumir “supersecretaria”.
Uma das secretarias mais importantes na articulação política do governo ficará com o ex-chefe de campanha de Moisés, na disputa ao governo do Estado. Borba foi eleito vereador em Biguaçu, mas deixou o cargo para assumir uma secretaria no próximo governo. Ele é especialista em Direito Público e atua também como advogado e professor universitário nas áreas de Direito Administrativo e Ética Profissional. A pasta que comandará tem status de “supersecretaria” por abranger a Casa Militar, a Secretaria Executiva de Comunicação e a Secretaria de Articulação Nacional.

Futuro secretário da Secretaria Executiva de Articulação Nacional, Diego Goulart, tem como experiência os anos que trabalhou como assessor de Esmeraldino.
Natural de Tubarão, Diego Goulart está concluindo a graduação em Administração com ênfase em gestão pública. Empresário do setor turístico, também já atuou como assessor legislativo e chefe de gabinete na Câmara de Vereadores de Tubarão, onde o secretário Lucas Esmeraldino tinha mandato.

No governo Moisés, a comunicação social ficará subordinada à Casa Civil. Ricardo Dias assumirá a Secretaria Executiva de Comunicação. O jornalista que tem passagens pela Unisul TV e pela NSC TV, em Tubarão, deve assumir uma pasta que será subordinada à Casa Civil. Dias será o responsável direto pela comunicação oficial do governador, já a partir do dia 1º de janeiro.

Assim como a comunicação, a Casa Militar também será subordinada à Casa Civil. João Carlos Neves Junior será o responsável pela Casa Militar.
O coronel da PM comanda atualmente a 8ª Região de Polícia Militar — compreendendo os municípios da região de Laguna. Especialista em Gestão e Administração em Segurança Pública, iniciou no serviço público como oficial em 1987. Também atuou como diretor do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires e subdiretor de ensino da PM.

Célia Iraci da Cunha, a nova Procuradora-Geral do Estado, atua na instituição desde que foi aprovada no concurso público, em 2006.
Segunda mulher a exercer o cargo desde 1997, a futura Procuradora-Geral do Estado trabalha na instituição desde 2006, quando foi aprovada em concurso público. Atuou por cinco anos como Procuradora Regional de Chapecó e atualmente trabalha em Florianópolis na consultoria jurídica e exercendo funções na área do direito contencioso, como gestão de ações repetitivas, patrimonial, administrativa e execução de sentença.

A indicação de Cleicio Poleto Martins para a Celesc foi aprovada pelo Conselho da companhia.
O governador eleito indicou para a presidência da companhia um engenheiro com atuação na Companhia Vale do Rio Doce e na Engie Brasil Energia. Na área acadêmica, Martins tem graduação em Engenharia Mecânica e mestrado em Energia e Sustentabilidade pela UFSC. A indicação foi aprovada no Conselho de Administração da empresa o dirigente assume o cargo ainda em 2018, no dia 21 de dezembro.

Futura presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos, tem forte atuação em entidades de classe.
Pela primeira vez em sua história, a Companhia de Águas e Saneamento de Santa Catarina será comandada por uma mulher. A futura presidente tem graduação em engenharia civil pela Unisul e engenharia sanitárias e ambiental pela UFSC. Também tem fez mestrado em gestão da inovação na França e curso técnico em saneamento pela Escola Técnica Federal de Santa Catarina (ETFSC). Atualmente trabalha como chefe da divisão de convênios internacionais da companhia e atua como vice-presidente do Crea.

Valdez Rodrigues Venâncio foi anunciado como presidente do Instituto do Meio Ambiente.
Apesar de ser coronel da reserva da Polícia Militar, tem especialização em Educação Ambiental pela Udesc e atuou por 15 anos na Polícia Ambiental, da qual foi um dos fundadores e chegou ao posto de comandante. Também participou do Conselho Estadual de Recursos Hídricos e do Conselho Estadual do Meio Ambiente, alcançando a presidência da Câmara técnica jurídica. Pela reforma administrativa, o órgão estará vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo.

Funcionário de carreira, Eduardo Alexandre Corrêa de Machado está desde 2006 no Badesc.
Funcionário de carreira, Machado está desde 2006 na Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina após aprovação em concurso público para o cargo de Técnico de Fomento. Atualmente ocupa o cargo gerente de Auditoria Interna do órgão. Sua formação acadêmica inclui graduação em economia e contador, além de mestrado em educação.

Sandra Mara, delegada há 25 anos e há três na corregedoria da Polícia Civil, assume o Detran de Santa Catarina.
Outra instituição que terá uma mulher no comando pela primeira vez em sua história. A futura diretora do Departamento Estadual de Trânsito é delegada há 25 anos, sendo os últimos três dedicados à corregedoria da Polícia Civil. Durante esse período também atuou na área de criança, adolescente e defesa da mulher, e foi delegada regional em São José.

Gustavo Salvador Pereira está na SCPar (foto da diretoria da SCPar).
Gustavo Salvador Pereira é graduado em Direito e com MBA em Gestão Estratégica de Negócio pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Pereira tem experiência em estruturação de PPPs, inovação e empreendedorismo com foco em desenvolvimento de negócios, investimentos e geração de parcerias.

O futuro diretor-presidente da SCPar também já atuou nas áreas de organização e logística documental, energia, logística em portos, aeroportos e rodovias, e em mobilidade urbana, em conjunto com empresas do Parque Científico e Tecnológico da Unisul.