consultoria vsd

Aumentar a produtividade com melhorias no processo de produção nos vinhedos por meio de técnicas de adubação e controle de pragas, incentivar a instalação de novas videiras e aperfeiçoar a qualidade dos vinhos produzidos com a aplicação de consultorias individuais e coletivas para aplicar técnicas modernas de cultivo e processamento de uvas. Este é o foco do programa Sebraetec de consultoria tecnológica que atende 74 produtores através de parceria entre Sebrae/SC e Prefeituras nos seguintes municípios do oeste catarinense: Pinhalzinho, Serra Alta, Saudades, Modelo, Nova Erechim, Quilombo, Paial, Ponte Serrada, Formosa do Sul e Xanxerê.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, observa que a produção de uva e vinho é de grande relevância para o desenvolvimento econômico regional. “O programa surgiu para aperfeiçoar os procedimentos utilizados no cultivo da uva e produção de vinho, implantar inovações e adequar as instalações, equipamentos e utensílios conforme as normas exigidas pelo Ministério da Agricultura”.

A iniciativa busca resultados como a adequação do produto às exigências do mercado,  atendimento da legislação específica, atendimento de exigências de caráter ambiental e aumento da capacidade de produção, produtividade, vendas, percentual de faturamento, além da diferenciação do produto, redução de desperdícios, economia de energia, melhoria na  qualidade do produto, na segurança e saúde no trabalho, adequação das empresas para comercialização seguindo as exigências sanitárias, entre outros aspectos.

O enólogo e consultor credenciado ao Sebrae/SC, Fabio Ecco, fala sobre os expressivos resultados nesses dois anos de projeto e menciona, entre os exemplos, o município de Paial, que em 2017 fez boa renovação com plantio com 2.500 mudas de uva bordô e cerca de 2.000 porta-enxertos. Em 2018 foram implantados três hectares de pomares com aproximadamente 7.500 plantas da variedade bordô. A videira começa a ser produtiva a partir do terceiro ano de sua implantação.(MB Comunicação)