consultoria vsd

São Paulo – O presidente Jair Bolsonaro recebeu alta médica no início da tarde desta quarta-feira (13) e deixou o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após passar 17 dias internado. Bolsonaro estava no hospital desde 27 de janeiro, quando foi internado para ser submetido, no dia seguinte, a uma cirurgia para retirada da bolsa de colostomia que levava desde que sofreu um atentado à faca em setembro, e para reconectar o intestino após o atentado a faca que sofreu.

Bolsonaro deixou o hospital e seguiu direto para o aeroporto de Congonhas, de onde partiu com destino a Brasília, acompanhado da primeira-dama, Michele. Ele chegou à capital federal pouco depois das 14h.  De acordo com o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, o presidente iria direto para o Palácio da Alvorada e não tem previsão de compromissos na tarde desta quarta-feira.

Segundo o último boletim médico, o presidente apresentou boa evolução clínica, está sem febre e sem dor abdominal e com o quadro pulmonar em resolução. Bolsonaro agora deve manter uma dieta leve e com suplemento nutricional. A recomendação dos médicos é que o presidente retome seus compromissos aos poucos e priorize o descanso.

A previsão inicial era de que o presidente ficasse internado dez dias, mas a necessidade de tratamento com antibióticos e depois o diagnóstico de pneumonia estenderam o período de permanência no hospital. Foi a terceira cirurgia a que ele se submeteu nos últimos meses desde que sofreu uma facada em um evento de campanha eleitoral em Juiz de Fora (MG). Inicialmente, Bolsonaro foi submetido a uma operação de emergência na cidade mineira para estancar sangramentos nos intestinos grosso e delgado e em uma veia abdominal e para a colocação da bolsa de colostomia. Posteriormente, passou por novo procedimento por causa de aderências na parede intestinal.

O porta-voz do Governo informou ainda que o presidente Jair Bolsonaro será monitorado pela equipe médica da Presidência, com enfermeiros e fisioterapeutas. E desmentiu os boatos relacionados a sua saúde que circularam durante o período de internação, negando que tenha havido qualquer suspeita de câncer.