Escola Acolhedora abril 2024

Xanxerê- A prefeita de São Domingos e presidente da Amai, Eliéze Comachio, participou nesta quinta-feira (14) de um encontro com o deputado estadual, Neodi Saretta, com o intuito de solicitar apoio a defesa pela permanência da Gerência Regional de Saúde de Xanxerê (Gersa).

O deputado já foi presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) por duas vezes e deve fazer parte da nova comissão, que será eleita nos próximos dias.

Eliéze destacou a importância da permanência da Gersa na região para que os municípios continuem a ter um atendimento com qualidade. “Sem dúvida quem perde com o fechamento é a população, e a Amai fará o possível para que isso não aconteça”, saliento a presidente.

Ela explica ainda que a Associação está elaborando um documento junto com a Comissão Inter-regional de Saúde (CIR) solicitando ao Estado que a Gersa permaneça em Xanxerê e que será entregue pelo prefeito de Ponte Serrada, Alceu Wrubel, que irá representar a região durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em Florianópolis, na próxima semana.

O deputado Saretta explicou que desde as primeiras notícias sobre o fechamento das regionais de saúde está acompanhando a temática. “Entendemos que é preciso cortar custos, mas o trabalho na saúde é essencial, quando o projeto de reformar chegar a Alesc precisamos estar articulados e organizados para convencer o Governo Estadual que o fechamento é um equívoco”, reforçou.

A Gerência que existe há 24 anos, atende hoje os municípios que pertencem as regiões da Amai e AMnoroeste. As atividades desenvolvidas pelos técnicos, que atuam na Gersa, abrangem supervisões, acompanhamento, fiscalizações, capacitações e orientações fornecidas pelos técnicos aos municípios. (Ass.Com. da Amai/ Fernanda Bertotto)