Passos Maia decreta situação de emergência e busca auxílio da Defesa Civil para reconstrução de ponte

0
634
consultoria vsd

Passos Maia – O prefeito Leomar Listoni decretou situação de emergência em decorrência das fortes chuvas que afetaram o município de Passos Maia na última sexta-feira, dia 15, atingindo moradias, comércios e danificando estradas do interior e uma ponte na Rua Augusta Zanchet, no Centro da cidade. O decreto ainda precisa ser homologado pelo estado.

Para discutir o andamento dos trâmites no processo de busca por recursos voltados aos reparos dos danos, especialmente na ponte sobre o Rio Bebedouro, uma reunião entre o prefeito, Defesa Civil e o setor de engenharia da Prefeitura foi realizada na tarde desta segunda-feira, dia 18.

Luciano Peri, coordenador regional da Defesa Civil, explica que o próximo passo é a formulação de um relatório completo sobre as consequências da chuva, com apontamentos detalhados dos prejuízos materiais, ambientais e número de pessoas afetadas nos setores público e privado.

Todas as informações deverão ser inseridas em um sistema on-line da Defesa Civil. Com o estado homologando a situação de emergência, um encaminhamento é feito para reconhecimento do governo federal. “É importante que todos esses dados sejam apresentados e comprovados para que possam ser feitos os encaminhamentos necessários para a solicitação de recursos”, afirma Peri.

Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, não existe um prazo definido para que os recursos sejam efetivamente conseguidos pelo município. “Existe a possibilidade, a condição de serem solicitados, e o município já está fazendo os trâmites, mas precisa certo tempo para a questão administrativa e o transcorrer tanto na esfera estadual quanto federal”, completa.

Além do conserto provisório e liberação do trânsito em meia pista na ponte sobre o Rio Bebedouro, o prefeito informa que outros reparos começaram a ser feitos ainda no final de semana. “Os trabalhos já iniciaram na sexta-feira à tarde, com o desentupimento de bueiros e consertos de estradas. Mas ainda estamos realizando o levantamento completo. Ainda não temos os números confirmados de danos em propriedades, mas durante essa semana, com certeza, teremos os dados concretos”, estima Listoni.