consultoria vsd

Treinamento foi oferecido gratuitamente pela Secretaria de Agricultura e Epagri do município

Passos Maia – Frutas frescas, água, açúcar e um bom tempo de fogo. A base serve para cada receita ensinada ao grupo que participou do curso de geleias e compotas ao longo desta quinta-feira, dia 21, em Passos Maia. Além de acompanhar qualquer café da manhã, a série de doces vai permitir incrementar a renda das famílias.

Abóbora, kiwi, chuchu, figo, maçã… Variedades não faltaram na produção. Ao final do treinamento, uma degustação e cada participante levando para casa um vidro de geleia ou compota. “A gente está proporcionando para as mulheres essa possibilidade de renda”, resumiu a instrutora do curso, Cleusa Gabiatti.

O treinamento foi oferecido gratuitamente pela Secretaria de Agricultura e a Epagri de Passos Maia, com foco no aproveitamento de frutas da estação. Segundo Cleusa, outra intenção é ampliar o número de associados à Cooperativa de Empreendedores Familiares de Passos Maia (Coperfam) e melhorar o leque de produtos à venda.

Dona Leila Tarabai de Lima mora no Assentamento União do Oeste, interior do município, e adianta que a ideia é transformar o que aprendeu em renda para a família. “Muito bom, Aprendi muita coisa boa que jamais pensei que ia aprender com 55 anos. Primeiro vou fazer para consumir, depois vamos pensar em vender”, comentou.

Outros cursos de diferentes tipos de receitas serão realizados pela administração municipal ao longo do ano. Segundo Cleusa, a ideia é oferecer um treinamento por mês. “Nós queremos que elas escolham o que aprender. A gente quer atender a necessidade dessas mulheres”, finalizou a instrutora.