Empresário tira o “S” da crise e remodela sua empresa

0
1103
consultoria vsd

Xanxerê – “Há alguns anos, assisti uma palestra onde o palestrante dizia essa frase:  tire o S da crise e crie”. É desta forma que o empresário Marciano de Oliveira fala da inauguração do novo espaço da Manfer Máquinas e Ferramentas, que aconteceu na sexta-feira (08) em Xanxerê.

A Manfer iniciou suas atividades em 06 de março de 2012 e esta é a segunda vez que a loja amplia seu espaço. “Eu sempre tive o sonho de ser dono do meu negócio. Em 2012 eu passei em frente a Vanfer, uma antiga loja de ferramentas, e fiz uma proposta louca para o dono, porque eu me encantei por aquela loja, e ele me fez uma contraproposta mais louca ainda, que, hoje eu não aceitaria, mas naquela época eu aceitei. Acabei induzindo minha esposa a aceitar o negócio e ser dona de uma loja de ferramentas. Compramos a loja, começamos num espaço bem pequeno e depois mudamos para cá. Agora estamos abrindo um espaço ainda maior”.

O empresário conta que começaram com uma loja de pouco mais de 50 m², incluindo banheiro e estoque. Permaneceram dois anos no antigo espaço, numa época em que começou a crise econômica no país. “Naquela época começou a crise, estava acabando o tempo das vacas gordas e nós começamos bem no início da crise. Nossa primeira loja era ali onde hoje é a Lubrixan”.

O segundo endereço da loja, iniciou suas atividades em 2014 na Coronel Passos Maia, nº 1185, logo após o cruzamento com a Irineu Bornhausen, tem cerca de 130 m². Marciano conta que nesta época os efeitos da crise eram mais duros e chegou a pensar em desistir. “Vou ser sincero, há uns oito meses nós pensamos várias vezes em jogar a toalha. O país vinha enfrentando três anos de dificuldades tremendas, principalmente no nosso ramo, mas nós persistimos, vislumbramos uma possibilidade, o otimismo aumentou, não sei se com a troca de governo somente, o momento do país é outro, eu evito de ouvir e falar sobre crise, mas depois das eleições parece que o mercado reaqueceu e hoje estamos aqui”.

Marciano é formado em Administração de Empresas e possui duas pós-graduações na mesma área e a esposa é técnica em enfermagem. Quando iniciaram a empresa, ele era comprador de uma empresa de São Paulo e ela trabalhava no Hospital Regional São Paulo.

O empresário sempre acreditou ser um empreendedor e incentiva os colaboradores no empreendedorismo. “Eu trabalhava nas empresas pensando em ser patrão. Sempre tive essa coisa do empreendedorismo. Sempre digo para os funcionários que o bom funcionário é aquele que quer ser patrão. As pessoas me criticam, ‘você vai perder o funcionário’, mas se ele não tiver ambição, nunca vai melhorar na vida. Se o funcionário for patrão um dia, vai saber valorizar as coisas que conquistou com o suor do trabalho.”

A nova Manfer loja possui cerca de 400 m² para melhor atender aos clientes e está localizada na rua Coronel Passos Maia, número 1247. A Manfer atua no ramo de máquinas e ferramentas, desde ferramentas domésticas, que o empresário define como hobbysta, o semiprofissional, o profissional e até maquinário industrial, com três áreas bem segmentadas: máquinas e ferramentas elétricas e à gasolina com produtos da Makita, na linha de ferramentas manuais com a Tramontina e na linha de solda com a Weld Vision.