PM realiza palestras de prevenção à violência e uso de drogas nas escolas

0
749
Ferramentas de Gestão Empresarial no Excel

Xanxerê – Desde o ano passado a Polícia Militar está realizando palestras educativas para professores, pais e alunos das escolas de Xanxerê, abordando temas como o combate ao uso de drogas e a violência.

O projeto teve início quando pais, diretores e professores das escolas procuraram o comandante da 4ª Companhia de Polícia Militar de Xanxerê, Capitão Vilte dos Santos, solicitando que o trabalho do Proerd, que é oferecido para alunos do 5º ano, fosse estendido para outras séries.

O sargento PM Valdecir Miguel Moletta, um dos palestrantes, explica que foram desenvolvidas duas palestras para os alunos: uma que aborda diretamente o uso das drogas e seus perigos, e a outra que trabalha os direitos e deveres dos alunos, resgatando valores como ética, respeito e educação. “Nós formatamos duas palestras bem específicas para trabalhar com as crianças em sala de aula. A primeira fala das principais drogas, as mais conhecidas pelos alunos. Lembramos que as drogas andam junto com a violência e os resultados dessa união sempre são muito ruins. A outra palestra é baseada no Estatuto da Criança e do Adolescente e  no Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas, onde trabalhamos os direitos e deveres como filhos, nas suas casas, junto às suas famílias, e também direitos e deveres como cidadãos, inseridos na sociedade, que todos somos. Nesta palestra trabalhamos a questão do respeito, da educação, do uso do uniforme, uso do celular em sala de aula, a pontualidade, a questão de ir para a escola e realmente estudar para buscar um futuro melhor, do respeito aos professores, tendo em vista que alguns professores são xingados e até agredidos em sala de aula”.

Também foi desenvolvida uma terceira palestra, direcionada para os pais. O Sargento Valdecir ressalta que a participação dos pais na vida dos filhos é uma grande ferramenta para afastar as crianças das drogas e da violência. “Também temos uma palestra que ministramos para os pais, que são orientados quanto algumas atitudes dos filhos perante a sociedade, onde nós orientamos os pais sobre a importância de acompanhar o desenvolvimento escolar dos filhos, o comportamento, a realização das tarefas escolares, falamos sobre o respeito aos professores, sobre valores morais e éticos, que educação vem de casa e não é função  do professor, sendo obrigação da escola apenas a educação científica, alertamos aos pais sobre a importância dos pais visitarem a escola .

Em 2019 serão atendidas todas as escolas municipais, estaduais e particulares do município, com alunos do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Neste início de ano cerca de 1000 alunos e aproximadamente 600 pais já participaram das palestras.

De acordo com o sargento Valdecir já existem solicitações de palestras para outros municípios, como Xaxim e Entre Rios, e o trabalho será estendido para 100% dos municípios da região de atuação da 4ª Companhia. As escolas interessadas devem entrar em contato com a PM do município que receberão orientações para agendar das palestras.