Após envolvimento com a Lava Jato Odebrecht muda nome e marca

0
681
consultoria vsd

Construtora abandona o vermelho e traz as cores verde, azul e cinza na nova identidade visual

Em meio ao abalo provocado pelo envolvimento com denúncias de corrupção e pagamento de propina para atuar em diversas obras públicas, o grupo Odebrecht tomou a decisão de mudar a marca de suas empresas.

Segundo o que foi anunciado nesta quinta-feira (02), a Odebrecht Engenharia & Construção, a partir desde mês a empresa adotará a sigla OEC em e não usará mais a cor vermelha, que será substituída pelas cores verde, azul e cinza.

A mudança vem sendo estudada desde 2017, após o acordo de leniência firmado com a Lava Jato.

A companhia decidiu mudar todas as suas marcas e retirar o nome “Odebrecht” das diversas unidades de negócio. A Odebrecht Agroindustrial, braço sucroenergético do conglomerado, por exemplo, passou a se chamar Atvos. A Odebrecht Óleo e Gás agora se chama Ocyan. Já a Odebrecht Realizações Imobiliárias virou OR. A Braskem, controlada pela Odebrecht e Petrobras, também anunciou mudança no logotipo e na comunicação visual das unidades de negócio do grupo.

Em um comunicado da empresa a mudança faz parte de um processo de transformação pelo qual a organização está passando. “A mudança reflete o que a empresa chama de Jornada da Transformação, com importantes avanços na sua governança, como a implementação de um novo sistema de conformidade, incorporação de conselheiros independentes, atualização e adoção de novas políticas e diretrizes, um processo de sucessão que promoveu uma nova geração de líderes, a assinatura de importantes acordos no Brasil e exterior e, por fim, o início de sua reestruturação financeira”.

Ainda segundo o comunicado, a mudança envolve, também, um compromisso público de combater a corrupção. “Desde que assumiu o compromisso público de combater a corrupção, a empresa criou um novo sistema mais robusto, em linha com o de empresas de capital aberto. Já foram concluídos acordos com autoridades de oito países – Estados Unidos, Suíça, Brasil, República Dominicana, Panamá, Equador, Peru e Guatemala. Outros acordos são esperados e alguns já se encontram em estágio avançado de negociações”.

Hoje, os negócios da Odebrecht reúnem as unidades: Odebrecht Engenharia e Construção, Odebrecht Defesa e Tecnologia, Odebrecht Óleo e Gás, Odebrecht Realizações Imobiliárias, Odebrecht TransPort, Odebrecht Latinvest, Odebrecht Agroindustrial, Braskem, Enseada Indústria Naval e Foz.

Entre as obras em andamento e recém-conquistadas estão a do metrô do Panamá, modernização do porto de Miami, usina termelétrica de Punta Catalina, na República Dominicana, além da BR-316, no Pará, corredor BRT Transbrasil, no Rio de Janeiro, e canal do sertão, em Alagoas.