consultoria vsd

Xanxerê- A Vigilância em Saúde, através do Programa de Combate à Dengue, iniciou um ciclo de palestras para alunos da rede municipal de ensino. A primeira ação ocorreu na última sexta-feira (03), no Pequeno Príncipe. Os alunos foram orientados pela agente em saúde da Vigilância Entomológica, em como proceder nos cuidados, evitando água parada bem como contribuir com a limpeza da cidade, eliminando assim a proliferação do mosquito, que transmite dengue, chikungunya e zika vírus.

Após as orientações, a agente em saúde que também é bióloga, Marinilva Moleta, com apoio das professoras encaminha os alunos para um momento prático, em que as crianças observam nas proximidades da escola onde há lixo. Outra atividade é observar no microscópio o mosquito, identificando se é ou não o transmissor das doenças. A coordenadora em Vigilância em Saúde, Márcia Puccini Vieira, ressalta que a intenção é orientar, levando o conhecimento e a prevenção.

Conforme cronograma das agentes em saúde, esta semana (dias 9 e 10) a palestra acontece na escola Cirilo Dal’Oglio, no Bairro Vila Sésamo. Em seguida, no dia 17 será no Nossa Senhora Aparecida, no dia 24 no Nery Giachini e, no dia 31 no Cemei Carrossel.