consultoria vsd

Xanxerê- Durante a terça (21) e quarta-feira (22), 20 secretários executivos e representantes de associações se reuniram na sede da Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai), para reunião do colegiado. Este é o primeiro encontro sediado na estrutura da Associação.

Os profissionais foram recebidos na manhã de terça-feira na Amai, com apresentação da história da associação e discussão de pautas importantes referentes ao administrativo, jurídico, congressos, sistemas e serviços na área ambiental, saúde, educacional e mobilidade urbana.

Na abertura, a presidente Eliéze Comachio deu boas-vindas a todos e ressaltou a importância do profissional para funcionamento da Associação, visto que são a ponte entre prefeitos e estado. Destacou também o trabalho da secretária executiva da Associação, Ingrid Piovesan, que desde 2005 se dedica a função.

A reunião foi coordenada pelo presidente do colegiado José Corrêa e diretor executivo da Fecam, Rui Braun. No primeiro dia foram discutidos assuntos em relação a execução e oferta de capacitações e cursos nas associações.

– Apresentada a data para o Congresso de Prefeitos que será realizado de 24 a 26 de setembro em São José. O lançamento será durante evento gratuito em julho.

– Padronização das ações referentes a contratação de pessoal e compras;

– Discussão sobre os colegiados estaduais da Fecam;

– Informações sobre Sistema Sisrural Web;

– Apresentação da Carta de Serviços, cujo objetivo é informar o usuário e sociedade em geral sobre os serviços prestados pela administração pública, as formas de acesso a esses serviços e seus compromissos e padrões de qualidade de atendimento;

– Planos de Mobilidade Urbana;

– Programa Mais Médicos;

– Parcerias com Estado a respeito das usinas de asfalto e consórcios.

Na noite de terça-feira (21), os secretários executivos foram surpreendidos com homenagem e momento focado na valorização da profissão e trabalho desempenhado junto as associações, região e sociedade.

Foram homenageados o secretário executivo da Associação dos Municípios da Região de Grande Florianópolis (Granfpolis), Miguel Faraco, que no mês de março, completou 45 anos de trabalho na associação e o primeiro secretário executivo da Amai, Ricardo Paludo.

Ambos receberam homenagem das mãos da presidente da Associação Eliéze Comachio e do vice-prefeito de Xanxerê, Ivan Marques, que entregaram a Comenda do Mérito Municipalista, criada em 2018 em comemoração aos 40 anos da Amai, a homenagem foi estendida e entregue também a todos os secretários executivos em atuação.

Na manhã de quarta (22), encerrando a reunião o auditor fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda, Ari Pritsch, repassou informações sobre o Movimento Econômico – Cota Parte e Produtor Primário, módulo do Sistema de Administração Tributária que permite o acompanhamento pelas Associações de Municípios e pelas Prefeituras Municipais, via internet, do movimento econômico e a consequente formação do índice de retorno do ICMS aos municípios.

– O diretor Executivo do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA) Gilsoni L. Albino apresentou novos sistemas do Consórcio e funcionalidades para melhor agilidade e informatização dos processos públicos;

– Secretária executiva da Amai, Ingrid Piovesan apresentou o AMAI SOCIAL, e projetos desenvolvidos pela associação, entre eles Capacitação do Bem, + Memória na Escola, Eu, Mulher, Turismo, e AMAI EDUC e EAD.

Ao final os secretários receberam uma lembrança com alimentos e bebidas característicos da região Amai. A próxima reunião acontece em Lages dias 13 e 14 de agosto. (Ass.Com. Da Amai)