Lançada oficialmente a 11ª Vinofest

0
919
consultoria vsd

Xanxerê – Na noite de sexta-feira (24), na sede da Associação dos Funcionários Municipais de Xanxerê, foi realizado o lançamento oficial da 11ª Vinofest – Festa do Vinho, Queijo e Salame, realizada pela Associação dos Produtores de Vinho Artesanal de Xanxerê.

O presidente da Associação, Ildomar Silva, falou da evolução da Festa ao longo dos anos. “A Vinofest, como ficou conhecida e já são 11 anos, inicialmente era aquele jantar italiano e há três anos mudamos o formato, onde você pode degustar o queijo, o salame, a copa, produtos derivados de leite e derivados de carne e, claro, todos vinho produzidos pelos nossos Associados. Este ano queremos oferecer às pessoas que prestigiam a festa um pouco mais de comodidade durante o evento, teremos mesas para as pessoas se acomodarem enquanto degustam os produtos que serão apresentados. Nós queremos satisfazer as pessoas tanto na comodidade durante o evento quanto na qualidade dos produtos”.

Sobre a qualidade dos vinhos, Silva falou da grande evolução dos produtores. “Podemos dizer que mudamos da água para o vinho. Lá no início todos nós fazíamos vinho, mas não tínhamos acompanhamento técnico, fazíamos acreditando naquilo que a gente achava que estava bom, com certeza, no início nossos vinhos não eram os melhores. Hoje, estamos com acompanhamento técnico há sete anos, por intermédio do Sebrae e da Prefeitura de Xanxerê. Com isso nós fomos qualificados com os requisitos necessários para atender a legislação e elaborar um bom vinho”.

Ênio Alberto Parmeggiani, gerente Regional Oeste do Sebrae, falou do apoio aos produtores. “Nós estamos aqui graças à organização os produtores, que nós chamamos de empresários e empresárias rurais, que optaram pela produção de vinhos. Nosso trabalho é um processo de preparação e de adequação e toda essa produção, que tem qualidade e reconhecimento no Estado, para que eles possam atender os requisitos mínimos do Ministério da Agricultura. A cada dia que passa vemos os produtores evoluindo, se organizando, e daqui há alguns dias vamos ter vinícolas certificadas pelo Ministério da Agricultura”.

O prefeito Avelino Menegolla relembrou o início da produção de uva e a criação da Associação. “Em 2002, quando eu era prefeito, mandamos um funcionário da prefeitura, o Sérgio Moreschi, para a Itália, para conhecer o plantio da parreira e de como fazer o vinho. Nós não tínhamos a cultura de tantas parreiras, mas muitas famílias produziam vinho comprando uvas de fora. Então pensamos que a gente também podia produzir uva. No início não de muito certo o plantio de parreiras em função dos defensivos usados nas lavouras de milho e soja. Mas os produtores de uva não desanimaram. Para o município é importante ter, também, essa cultura, temos vinhos de muita qualidade, premiados, e temos que incentivar essa cultura e essa belíssima festa”.

Após a cerimônia de lançamento, houve uma apresentação do enólogo Fábio Ecco, que repassou orientações para uma boa degustação do vinho. Em seguida foram servidos os vinhos e os alimentos que farão parte da Vinofest.

A 11ª Vinofest acontecerá no dia 13 de julho, no CTG Espelho da Tradição, com a degustação de vinhos e produtos derivados do leite e da carne, além da premiação dos produtores de vinho Bordô, Niágara Bronco e Niágara Tinto, que este ano, participarão de uma avaliação regional, no município de Pinhalzinho.