Alunos da rede municipal participam de palestra sobre inclusão e acessibilidade

0
194
Ferramentas de Gestão Empresarial no Excel

Xanxerê – Os alunos do Ensino Fundamental do colégio Vista Alegre, em Xanxerê, participaram na tarde desta quinta-feira (30) de uma palestra sobre inclusão e acessibilidade. Foram crianças do 2º ao 5º ano do período vespertino.

A palestra foi ministrada pelo empresário e consultor Ivan Durand Junior, que é pai de uma criança com paralisia cerebral, e será estendida a todas as escolas da rede municipal.

Durand explicou que o trabalho de falar com as crianças iniciou no colégio da própria filha e depois surgiu a possibilidade de atender, também, as escolas municipais. “Tudo começou quando a professora Fabiane Padilha, do Colégio Integração, onde minha filha estuda, pediu que eu conversasse com os alunos dela, que estavam tendo aula sobre o tema. As outras professoras também se interessaram e acabamos atendendo várias turmas. Tivemos um resultado muito bom e conversando com o vice-prefeito Ivan Marques, que na época estava como prefeito interino, ele sugeriu que eu fizesse esse bate-papo com as crianças das escolas municipais. A proposta foi encaminhada à secretária municipal de Educação, Claudia Fávero, que prontamente aceitou a ideia.”

Sobre o objetivo da palestra, Durand acredita que uma boa semente está sendo plantada. “Como nós sentimos o problema na nossa pele, é reconfortante poder preparar as crianças para lidar com uma situação de um coleguinha com alguma necessidade especial. As pessoas não estão preparadas para isso. Trabalhar as crianças sobre esses temas é formar um cidadão melhor, é ensinar a empatia, é mostrar que todos somos iguais e queremos ser tratados dessa forma. Eles trazem exemplos de casa, da família e começam a perceber o mundo do ponto de vista da pessoa com deficiência”.

A diretora do colégio Vista Alegre, Simone Tozzo Bordim, falou da importância da conscientização das crianças. “Achei muito importante a realização da palestra, porque as crianças precisam se sensibilizar sobre a importância do ato de inclusão, na sociedade, com os colegas, saber lidar com essas crianças, aceitar, compreender, buscando a melhoria da qualidade na escola e na sociedade”.

Já existe um cronograma fechado com quatro escolas municipais: Vista Alegre, Monteiro Lobato, Carrossel e Neri Giachini. As demais escolas municipais estão ajustando as datas.