Mostra da Bezerra apresentou animais com alto patrão genético

0
752
consultoria vsd

Marema – Além das atrações gastronômicas, a 2ª Festa da Polenta – realizada em Marema, no período de 07 a 10 de junho – também apresentou a alta qualidade genética implantada na bovinocultura leiteira. Na Mostra da Bezerra, organizada pela Prefeitura e Epagri, em parceria com o Núcleo de Criadores da Bezerra, 14 produtores apresentaram 44 animais das raças Jersey e Holandesa.

O ponto alto da Mostra da Bezerra foi o desfile e o julgamento das raças, realizado na tarde do domingo (09). Trinta e nove animais foram julgados pelo médico veterinário Leonardo Moreira. O profissional, de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, tem especialização em reprodução animal e mais de 20 anos de experiência em genética.

Conforme o julgador, que esteve pela primeira vez em Marema, a Festa da Polenta estava muito bem estruturada e com uma organização impecável. “Na Mostra da Bezerra, conferimos um trabalho especial junto aos produtores e um local bem adequado aos animais. Não conhecia o município e para mim foi uma grata surpresa o que foi apresentado,” afirmou.

Em relação aos animais, Leonardo Moreira destacou que a qualidade do rebanho apresentado, está diretamente relacionada ao investimento do município em melhoramento genético e a preocupação com o setor primário. “Os animais apresentados foram muito bons. As bezerras da raça Jersey me surpreenderam um pouco mais em termos de biotipo de animal. Hoje, essa raça é um pouco diferente daquele Jersey que se produzia antigamente, onde tínhamos animais pequenos e uma menor produção. Mas, o que eu vi em Marema, são animais de uma de uma qualidade muito grande, voltados para uma produção maior. Na raça Holandesa, também verificamos animais voltados para uma produção muito grande. Bezerras com um biotipo que mostram tecnicamente, que são animais produzidos para serem mais rentáveis dentro das propriedades,” esclareceu o avaliador.

Atualmente o município de Marema conta com quase 400 famílias agricultoras e a produção leiteira está presente em praticamente todas as propriedades. De acordo com a Prefeitura, a produção de leite representa 12,11% do movimento econômico local, com cifras anuais superiores aos R$ 13 milhões.