Parceria entre Seai e CDL para construção de uma base de apoio da PM

0
623
Escola Acolhedora abril 2024

Xanxerê – Um projeto para a construção de uma base de apoio da Polícia Militar, na Praça Tiradentes está prestes a sair do papel e tornar-se realidade.

A iniciativa pretende possibilitar à presença de policiais militares, numa estrutura em local centralizado, para melhor acompanhamento e segurança da praça, lugar de lazer de muitas famílias e crianças.

De acordo com o presidente da Seai, o engenheiro civil Carlo Antunes, há pouco mais de um ano iniciaram as tratativas entre a entidade e a CDL. “Fomos procurados pelo Fábio Moschetta com uma proposta para ajudarmos com um projeto, fiscalização e orientação técnica para a construção de um posto da PM na praça Tiradentes. A CDL custearia a construção e nós entraríamos com a parte técnica. Fizemos uma reunião com a nossa diretoria e com o capitão Vilte para ajustar os detalhes. Desde então, estamos acertando detalhes para atender esse projeto.”

Antunes reforça que houve uma boa aceitação entre os profissionais associados à Seai, que se comprometeram a executar o projeto de forma gratuita. “Como havia outras prioridades, inclusive para a PM o assunto ficou em stand by, mas recentemente tivemos outra reunião para tratar do projeto, com o atual presidente da CDL, Juliano Marció, o Fábio e o capitão Vilte. Eu falei com nossos associados e muitos se dispuseram a participar e ajudar.”

Com a mobilização, os profissionais associados à Seai já se prontificaram em fazer o projeto preventivo, o elétrico, o estrutural, o hidro sanitário, o arquitetônico. Segundo o presidente da Seai, já existe até mesmo a possibilidade de uma construtora disponibilizar mão de obra e alguns materiais para a parte estrutural.

Fábio Moschetta, ex-presidente e integrante da diretoria da CDL, esclareceu que a ideia do projeto surgiu em uma conversa com o comandante da Polícia Militar. “A beleza da praça municipal, por ser um local agradável traz, além de famílias para brincar com seus filhos, pessoas que nem sempre estão bem-intencionadas, de maneira que se faz necessário segurança permanente. Além disso, uma base da Polícia Militar, na praça Tiradentes, gera mais rapidez em atendimentos do centro, entre outros benefícios”.

O comandante da 4ª Companhia de Polícia Militar de Xanxerê, capitão Vilte dos Santos, acredita na importância do projeto para a manutenção da segurança na Praça. “Iniciamos as tratativas, junto a CDL, município e engenheiros que abraçaram a causa, ainda em 2018, em razão de constantes reclamações de famílias que frequentam a praça e, muitas vezes, se deparam com atos de vandalismo, embriaguez, entre outros problemas com pessoas que acabam frequentando, também, aquele local para fins diversos. Com uma Base da Polícia Militar, acreditamos que os problemas, que hoje enfrentamos, poderão ser minimizados”.

O projeto, que ganhou força e apoio dos profissionais de engenharia e arquitetura, será encaminhado ao poder público para as devidas providências quanto a autorização e legalização da obra e deve ter início em breve.

Informações repassadas pela Assessoria de Imprensa da CDL e pelo presidente da Seai.
Foto CDL: Arquiteto Olnear Cecatto, presidente da CDL Juliano Marció, presidente da Seai engenheiro civil Carlo Antunes, Capitão Vilte dos Santos e Fábio Moschetta