Portal Garagem – Em breve

Chapecó- Divulgar a iniciativa da turma do programa de atividades laborais denominado “Minhocultura”, em conjunto com a própria instituição, para orientar seus colaboradores sobre a viabilidade e a importância de reciclar os resíduos orgânicos através da vermicompostagem. Esse foi o principal objetivo de um grupo de usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Chapecó, na exposição do trabalho quanto à minhocultura realizado na instituição.

Com o auxílio de maquetes confeccionadas com material reciclado, os usuários puderam apresentar na exposição os espaços físicos onde cada parte do trabalho ocorre. Isso envolveu desde o refeitório, onde os resíduos são separados em lixeiras especiais, passando pelo minhocário até a sala de aula, onde o húmus, ou produto final da vermicompostagem, é pesado e embalado para a venda.

Durante a exposição, realizada na última terça-feira (13), os alunos apresentaram o resultado da pesquisa, realizada entre os dias 1º e 5 de julho. Nessa pesquisa, os usuários questionaram os colaboradores da instituição com a pergunta: “O que você faz para contribuir com o meio ambiente?”. Os resultados apresentados mostraram que, das 60 pessoas questionadas, 100% delas separavam os resíduos orgânicos dos secos em suas residências, cinco faziam compostagem e duas pessoas utilizavam sacolas retornáveis ao ir ao supermercado.

Mimo em reconhecimento

Ainda na exposição, conforme a coordenadora pedagógica da Apae Chapecó, Bianca Jobim,  após a explicação do gráfico, criado pelos usuários com a professora, eles presentearam os colaboradores participantes da pesquisa com dois mimos, como forma de reconhecimento. Foram entregues um cartão desenhado pelos usuários para cada colaborador, de acordo com sua resposta à pergunta, e um saquinho de 40 gramas de húmus, também produzido pela turma em suas atividades laborais. (Extra Comunica)