consultoria vsd

Chapecó-Prevenir e combater as temíveis pestes suínas Africana (PSA) e clássica (PSC). Esse é o objetivo do workshop que a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e a Federação da Agricultura e Pecuária de SC (Faesc) promoverão em Chapecó, dia 12 de setembro, das 8 às 18h30 horas, no Mogano Premium Hotel.

O evento é voltado para médicos veterinários, técnicos, gerentes de granjas e demais profissionais vinculados ao setor. Para participar é necessário confirmar presença até segunda-feira (09 de setembro), pelos e-mails andreia@faesc.com.br  e faesc@faesc.com.br.

O workshop iniciará às 8 da manhã e a programação se estende no decorrer do dia até as 18h30. O treinamento está em sintonia com a preocupação da cadeia produtiva da suinocultura industrial com a manutenção da sanidade do rebanho suíno e a melhoria da vigilância à campo. A meta é adotar medidas que possam reduzir o risco de entrada de doenças (peste suína africana) e formas de controlar e erradicar as doenças reemergentes (peste suína clássica).

Deste modo, a CNA e a ABCS juntamente com outras entidades ligadas à suinocultura, realizarão uma série de Workshops sobre o controle e a prevenção da peste suína Africana e Clássica nos principais estados produtores.

A pauta do treinamento está orientada para a manutenção da sanidade do rebanho suíno e melhoria da vigilância à campo (granjas), mas, também busca capacitar os médicos veterinários e demais profissionais de campo para a defesa sanitária.

O workshop permitirá atualizar os conhecimentos sobre redução dos fatores de riscos de entrada da doença, harmonizar as informações entre o serviço veterinário oficial e o setor privado para ampliação da vigilância à campo e adotar medidas de contingenciamento e melhorar a comunicação das doenças emergentes e reemergentes ao serviço veterinário oficial.

A peste suína africana é uma doença viral, mas não oferece risco à saúde humana. Pode, contudo, dizimar planteis de suínos, sendo altamente infecciosa, o que exige o sacrifício dos animais, conforme determina a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

O workshop também conta com a parceria da Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (Abegs), Associação Brasileira de Médicos Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves), Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), Sindicatos Rurais, Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/SC) e Associação Catarinense de Avicultura (ACAV). Tem, ainda, o apoio da Embrapa Suínos e Aves, Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (MAPA) e Instituto Interamericano de Cooperação para a agricultura (IICA).

Programação

As atividades iniciam às 8 horas com palestra sobre Peste Suína Africana e Peste Suína Clássica, com a Dra. Masaio Mizuno Ishizuka. Às 10 horas haverá intervalo e, após, às 10h30 será discutida a Síndrome Respiratória e Reprodutiva dos Suínos (PRRS). Às 11h será debatido o papel do Serviço Veterinário Oficial (SVO) no atendimento às enfermidades de notificação obrigatória – com representantes do SVO. Ao meio-dia serão encerradas as atividades da manhã para almoço.

As atividades serão retomadas às 14 horas com palestra sobre Doenças Vesiculares – febre aftosa, estomatite vesicular, doença vesicular do suíno e senecavírus A, também com a Dra. Masaio Mizuno Ishizuka. Às 16 horas haverá uma pausa para o coffee break e às 16h30 será retomado o tema da palestra anterior. Às 17h30 um representante da SVO abordará a atuação do Serviço Veterinário Oficial nas doenças vesiculares dos suínos e, às 18h10 serão dados os encaminhamentos finais do evento. (MB Comunicação)