Cadastro Foca na Notícia

Xanxerê– Nesta quarta-feira (02), participaram da sessão da Câmara Municipal, as enfermeiras Juliana Duarte, responsável técnica da enfermagem na Secretaria Municipal de Saúde, e Elenir Salete Frozza Salvi, coordenadora do curso de enfermagem na Unoesc Xanxerê, com o objetivo de destacar a importância da formação do profissional enfermeiro e de seu papel nas Unidades Básicas de Saúde.

A professora e enfermeira Elenir Salete Frozza Salvi expôs sobre o profissional graduado em enfermagem. Destacou a Lei 7.498/86, e falou da regulamentação da profissão, e que todo enfermeiro deve pertencer ao Conselho Regional de Enfermagem, órgão que fiscaliza e dá respaldo à profissão.

Destacou ainda a graduação e a atuação dos enfermeiros que contribuem no bem estar e atendimento da população.

A enfermeira Juliana Duarte também esclareceu sobre a profissão. Afirmou que os enfermeiros das Unidades de Saúde receberam capacitação e agora, desde a terça-feira (1º) o município fez adesão em nível estadual e está habilitado a iniciar os protocolos de enfermagem. Podem prescrever medicamentos e solicitar exames que estejam dentro dos protocolos.

“Enfermeiro é um profissional de nível superior com formação, habilitado a fazer exame físico no paciente e consulta de enfermagem. Faz diagnósticos de enfermagem e o tratamento também, atendendo a Lei da Política Nacional de Atenção Básica”, destacou a enfermeira Juliana Duarte.

Afirmou ainda que o enfermeiro é um profissional indispensável no setor de saúde, assim como todos os profissionais que estão lá, trabalhando juntos. Todos têm compromisso de acompanhar as mudanças que acontecem para ampliar os atendimentos, abrindo agendas, se empenhando e dedicando para oferecer o melhor tratamento de saúde à população.

“Podem acreditar no enfermeiro. Hoje tem um profissional em cada Unidade de Saúde com capacidade e de inteira confiança”, finalizou Juliana Duarte.

A população também foi convidada a participar no sábado, dia 5 de outubro, do lançamento do programa Amplia Saúde na Unidade Básica de Saúde do Bairro Castelo Branco, a partir das 9h30.