consultoria vsd

Com o objetivo de modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador, a partir de 2020 a Carteira de Trabalho passa a ser somente digital. A portaria nº 1.065/2019, do Ministério da Economia, determina a emissão das carteiras em meio eletrônico para que o trabalhador possa ter o documento sempre em mãos, quando necessário fazer alguma consulta.

A Carteira de Trabalho Digital poderá ser baixada de forma gratuita em qualquer smartphone com sistema operacional Android ou IOS e também pela web através do portal Emprega Brasil: https://empregabrasil.mte.gov.br/passo-a-passo-ctps/.

O Governo Federal busca, com a Carteira de Trabalho Digital, agilizar o acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas, bem como integrar as bases de dados do Ministério da Economia.

O Sine de Xanxerê estará emitindo até 31 de dezembro de 2019 a Carteira de Trabalho física, após esse período apenas digital. De acordo com o Sine, a partir de 2020 a Carteira de Trabalho física não será mais necessária para a contratação na grande maioria dos casos, bastando que o funcionário forneça o número do seu CPF na hora da contratação. Para tanto, é importante que o trabalhador se atente ao número do CPF para verificar se o mesmo está correto nos seus documentos, caso contrário deverá ser corrigido junto à Receita Federal.