1ª Pipoca com Cultura do SCFV de Passos Maia resgata história do município

0
376
consultoria vsd

Evento inédito foi realizado nesta semana pela Secretaria de Desenvolvimento Social

Passos Maia – A Secretaria de Desenvolvimento Social de Passos Maia promoveu nesta terça-feira, dia 12, a 1ª Pipoca com Cultura do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O principal objetivo do evento foi fazer com que os mais de 100 alunos do projeto aprendessem um pouco mais sobre a história do município.

Durante meses, os alunos dos quatro polos do SCFV (Centro da cidade e comunidades Taborda, Zumbi dos Palmares e Tozzo) conversaram com moradores que há décadas vivem em Passos Maia, ouvindo relatos de como era a rotina anos atrás, os meios de transporte, formas de trabalho e outros detalhes.

“Foi um projeto pensado com muito carinho, onde as crianças foram pesquisar, tomar nota e conhecer um pouquinho mais sobre a história da sua comunidade”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social do município, Vanessa Sppada.

Os alunos apresentaram slides e canções para expor o que aprenderam. Vários moradores também foram convidados para contar ao público suas histórias de vida, recordando como era o município. “Isso valoriza e faz com que as crianças tenham mais carinho e amor pelo local onde vivem. Foi um momento muito gratificante”, avaliou Vanessa.

O evento ainda teve uma exposição de trabalhos desenvolvidos pelas turmas do SCFV no decorrer do ano e a apresentação da música “Passos Maia a Muitas Mãos”, composta pelo professor Sidinei Rodrigues de Souza (Sidi), com a interpretação dele e do professor Paulo Lopes.

“Quero agradecer a todos que colaboraram, principalmente às monitoras e aos colaboradores que vieram contar um pouquinho de como era antigamente. Relembrar o passado e saber como era é cultura, e a gente não pode deixar essa cultura tão bonita morrer”, concluiu a secretária municipal de Desenvolvimento Social.