consultoria vsd

Mulheres participaram de encontros mensais para cuidar da mente ao longo de 2019

Passos Maia– As atividades do ano com o Grupo de Saúde Mental de Passos Maia foram encerradas na última semana. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Saúde do município. O encontro de encerramento ocorreu na última quinta-feira (28), reunindo mais de dez participantes.

O grupo é conduzido pela psicóloga Eliane Rigo Mezalira e a assistente social Lenita Ribeiro. Os encontros ocorreram mensalmente para a abordagem de temas como bem-estar psíquico, mental e social. “O objetivo é que além do atendimento clínico exercido na rede pública, pudéssemos desenvolver um trabalho em grupo, onde as participantes pudessem interagir e questionar sobre suas dúvidas e alternativas de apoio e suporte emocional”, comenta Eliane.

Segundo as responsáveis pelas atividades com as mulheres, o grupo favorece a melhoria dos níveis de conhecimento das pacientes sobre várias questões discutidas nos encontros, desenvolvendo nas participantes a capacidade para lidar com situações inerentes ao transtorno sofrido, além de proporcionar autoconfiança e alívio emocional.

“Algumas pacientes demonstram dificuldade em interagir em grupo, até porque estão diante de pessoas muitas vezes desconhecidas, mas apesar disso, consideram importante ouvir experiências de vida das colegas e aprendem com isso”, diz a psicóloga.

Para o tratamento de qualquer patologia, além da consulta e medicação, a paciente precisa de espaços de convivência para expressar opiniões e escolhas, organizando a vida emocional. No grupo, todas desenvolvem laços de autocuidado e compartilham experiências.

“Consideramos ter concluído o ano e as atividades com o grupo com a certeza de objetivos alcançados, e almejamos para o próximo ano que as atividades do grupo continuem e que mais pessoas venham a participar dos encontros que acontecem uma vez ao mês”, finaliza Eliane.