consultoria vsd

Xanxerê– Na próxima segunda-feira, dia 16, o Hospital Regional São Paulo (HRSP) vai desenvolver uma simulação de incêndio, com o intuito de preparar colaboradores para um eventual sinistro real.  A simulação ocorre em parceria com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Samu, Saer, Polícia Militar, Departamento Municipal de Trânsito e Iguaçu Energia. A ação faz parte de um planejamento para gestão de desastres em unidades hospitalares.

“A simulação vai tentar traduzir uma realidade, que é a complexidade de um salvamento no caso de incêndio em um hospital, onde os pacientes muitas vezes estão limitados, não conseguem se locomover.  Ninguém quer que aconteça, porém precisamos estar preparados para todo tipo de situação, sempre pensando em minimizar os danos ao paciente, colaboradores, acompanhantes e prestadores de serviço”, comenta a diretora geral do HRSP, Ir. Neusa L. Luiz.

No simulado, o princípio de incêndio ocorrerá em um dos setores de internação do HRSP.  Uma máquina de fumaça será usada para dar mais realismo à encenação. Figurantes – brigadistas do hospital e bombeiros comunitários – vão se passar por pacientes e acompanhantes que precisam ser resgatados da área comprometida pelo fogo.

A simulação não vai interromper o atendimento no hospital. Por isso, para evitar pânico, pacientes reais e seus acompanhantes serão comunicados sobre a simulação no dia e o setor palco da ação será esvaziado, sendo utilizado apenas para o treinamento. Brigadistas do HRSP também orientarão quem estiver nos corredores da instituição, assim como os comerciantes próximos ao hospital, para que todos estejam cientes de que se trata de um evento simulado.