Escola Acolhedora abril 2024

Programa Cidade Empreendedora – Basic, lançado nesta terça-feira (28), é uma das ações estratégicas do município

Desburocratização, Sala do Empreendedor, aprimoramento dos agentes de desenvolvimento e melhorias dos processos de compras governamentais são os quatros eixos que serão realizados até dezembro deste ano para promover o desenvolvimento econômico de Xanxerê. Essas ações fazem parte do Programa Cidade Empreendedora – Basic, lançado nesta terça-feira (28) no município, que será executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.

Para a promoção da transformação local e adoção de políticas públicas de desenvolvimento, o prefeito de Xanxerê Avelino Menegolla enfatizou a atuação da Sala do Empreendedor e sua importância para o município. “Esse espaço é uma referência para quem almeja empreender ou formalizar seu negócio. Temos obtido excelentes resultados no fortalecimento e no desenvolvimento da economia local. Além disso, neste ano intensificaremos as atividades voltadas à educação empreendedora, são sementes plantadas agora que darão frutos futuramente, por meio da geração de emprego e renda”, comentou.

“Xanxerê é um exemplo para Santa Catarina no que se refere ao percentual de microempreendedores individuais (MEIs) no comparativo proporcional à população, com índice de 6,49%, um dos maiores do Estado. O desafio é auxiliar esses empreendedores nos primeiros anos com esclarecimento de dúvidas e qualificação profissional, por isso a Sala do Empreendedor é uma ferramenta estratégica e no município será ampliada em breve”, observou o diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca.

Segundo Fonseca, entre os benefícios dessa parceria estão o fomento à cultura do empreendedorismo, a segurança jurídica ao município e o auxílio nas mais diversas demandas técnicas da Administração Municipal em prol do desenvolvimento territorial.

JEPP

Em Xanxerê será realizado neste ano o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) para alunos do 1º ao 5º ano da rede pública municipal. O JEPP proporciona o debate, o estudo e a prática do empreendedorismo nas salas de aula como alternativa para estimular o comportamento empreendedor nas crianças. O programa fomenta a cultura empreendedora e apresenta práticas de aprendizagem que consideram a autonomia do aluno para aprender, desenvolvimento de atributos e atitudes necessárias para a própria vida: pessoal, profissional e social.

Histórico

O Cidade Empreendedora iniciou em Xanxerê em 2018, quando o município implantou a Sala do Empreendedor junto à estrutura da Administração Municipal. Desde sua inauguração o espaço prestou mais de 3,6 mil atendimentos. O secretário municipal de desenvolvimento econômico Charles Rabaiolli enalteceu a importância da continuidade do programa para o município. “Nosso dever é prestar um atendimento de excelência à população, por isso buscamos parcerias que auxiliem nesse processo”, comentou.