Ferramentas de Gestão Empresarial no Excel

Marema– O Governo Municipal através da Secretaria de Saúde, encaminhou nesta manhã (03), um grupo de doadores de sangue para o Hemosc em Chapecó. A ação é rotineira no município e trabalhos de conscientização, sobre a importância da doação de sangue, ocorrem durante todo o ano. Sempre que há demanda de inscritos, um veículo é destinado para levar os interessados até o Hemosc.

A secretária de Saúde, Jaquelini Moro, explica que podem se inscrever para doar sangue, pessoas com idade entre 18 e 69 anos; que estejam em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo; e com mais de 50 kg. No dia da doação, a pessoa precisa ter repousado bem na noite anterior; estar em jejum; e não ter consumido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.

Durante a doação, são retirados aproximadamente 450ml de sangue, através de inserção de uma agulha em um dos braços. A coleta é feita por profissionais capacitados e sob supervisão de um médico ou enfermeiro, garantindo o bem-estar do doador. Todo o processo da doação de sangue, desde o cadastro e triagem dos doadores, leva em torno de 55 minutos.

“Todos os dias acontecem centenas de acidentes, cirurgias e casos onde pacientes precisam receber sangue. O sangue não tem substituto e por isso, uma única doação de sangue pode salvar várias vidas. Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro, que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Estimativas indicam que se cada pessoa saudável doasse sangue espontaneamente, pelo menos duas vezes ao ano, os Hemocentros teriam estoque suficiente para atender toda população. Doar sangue é uma atitude necessária, de solidariedade, cidadania e amor,” explica a secretária de Saúde.