Palstra Clara Chapecó

Pessoas entre seis meses a 49 anos de idade devem procurar unidade de saúde para se imunizar

Passos Maia– Pessoas entre seis meses e 49 anos de idade devem procurar o Posto de Saúde de Passos Maia para tomar a vacina contra o sarampo. A campanha foi aberta nesta segunda-feira, dia 10, e segue em andamento até o próximo dia 13 de março. No sábado, dia 15, haverá o Dia D de vacinação, com a unidade central de saúde aberta das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia.

Responsável pela Sala de Vacina do Posto de Saúde do Centro do município, Osmilda Vieira dos Santos lembra que as pessoas precisam comparecer com a carteirinha de vacinação. Segundo ela, as crianças devem fazer a primeira dose a partir dos seis meses de vida, enquanto adultos a partir de 30 anos, que não foram imunizados, precisam tomar apenas uma dose.

“A pessoa que já tomou duas doses, não precisa fazer. Mas em caso de dúvida, a orientação é que procure a Secretaria de Saúde para a conferência da carteirinha de vacinação. Na realidade, não está escrito sarampo na carteirinha, ela vem com outro nome, porque é mais de uma doença imunizada em uma vacina só: sarampo, rubéola e caxumba. Por isso a importância da conferência para saber se realmente foi vacinado”, explica.

O boletim mais recente emitido pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina informa que 319 casos de sarampo foram registrados no estado entre 2019 e 2020. Os dados são referentes até o dia 25 de janeiro deste ano. Ao todo, 39 municípios registraram casos da doença. A maioria dos pacientes tem entre 15 e 39 anos.