Marema vai implantar o serviço de cuidado farmacêutico clínico

0
109
Ferramentas de Gestão Empresarial no Excel

Marema – A farmacêutica da Unidade de Saúde de Marema, Jamile Gaspari, está participando de uma capacitação ligada ao “Projeto Atenção Básica: capacitação, qualificação dos serviços de assistência farmacêutica e integração das práticas de cuidado na equipe de saúde.” O projeto iniciou em 2018. Neste mês de fevereiro, o município foi selecionado entre 600 cidades do Brasil e 16 de Santa Catarina (sendo o único da Amai), para implantar o serviço de cuidado farmacêutico clínico. Para isso, a farmacêutica de Marema vai receber apoio presencial e suporte técnico à distância.

O Projeto foi desenvolvido e está sendo executado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC); o Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), por intermédio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Jamile Gaspari explica que o serviço de cuidado farmacêutico visa garantir o acesso da população aos medicamentos; o uso correto; a interação entre diferentes tipos de remédios e alimentos; o monitoramento da eficácia de determinado tratamento; dentre outros aspectos.

Para implantar o serviço de cuidado farmacêutico clínico, Jamile Gaspari continuará em capacitações – agora, serão cinco encontros presenciais em Pato Branco – PR. Conforme a profissional, o serviço vai contribuir com a saúde e o bem-estar dos pacientes. “Através de uma análise detalhada do paciente, seus hábitos e rotina, medicamentos e exames, será possível identificar problemas relacionados ao uso combinado de medicamentos e monitorar os resultados. O objetivo principal é estabelecer a integração e a comunicação entre as equipes de saúde e estimular o desenvolvimento dos serviços clínicos do farmacêutico.”