Prefeitura de Xanxerê assina termo de adesão ao Programa SC Resiliente

0
341
????????????????????????????????????
consultoria vsd

Xanxerê – A Prefeitura de Xanxerê aderiu na manhã desta sexta-feira (21) ao Programa SC Resiliente o qual visa fortalecer a resiliência dos municípios catarinenses, por meio de ações de redução de riscos de desastres, pautado no incentivo direto e reconhecimento formal da Defesa Civil de Santa Catarina.

A adesão foi feita pelo prefeito Avelino Menegolla na presença do Coordenador Regional da Defesa Civil, Luciano Peri, e do coordenador municipal da Defesa Civil, Ronaldo Luzzi. De acordo com Peri, o programa possibilita a atuação de três ações: capacitações; ações estruturais e não estruturais; parcerias e financiamentos.

A primeira ação é a capacitação voltada à aumentar a resiliência do município nas ações de gestão do risco e gestão do desastre. A segunda ação é dividida em ações estruturais (que envolvem obras ou ações de engenharia) e não-estruturais (palestras, orientações à comunidade). E a terceira ação também é dividida em duas etapas, uma envolvendo uso de parcerias para levantamento de estudos e identificação de riscos e a outra visando os financiamentos através do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Badesc e Banco Mundial.

Peri destaca que os financiamentos que forem encaminhados pelo município através do SC Resiliente terão prioridade sobre esses bancos e está-se discutindo a questão de ampliar o tempo de prazo para os pagamentos, o tempo de carência e os juros baixos.