consultoria vsd

Para fomentar o conhecimento e aumentar a produtividade e a renda dos produtores e trabalhadores rurais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove 307 treinamentos gratuitos em Santa Catarina. Os cursos ocorrem durante todo mês de março, com a participação de mais de 4.000 produtores e em parceria com os Sindicatos Rurais dos municípios. São qualificações que ensinam técnicas para melhorar a gestão das propriedades e a desenvolver atividades de complementação de renda, como artesanato, confeitaria, produção caseira de alimentos, processamento de carnes e cultivo de plantas medicinais. Já as capacitações administrativas englobam inclusão digital, operação e manutenção de máquinas agrícolas e organização das propriedades.

Para o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, a qualificação é um diferencial na vida dos produtores, capaz de diagnosticar melhor as necessidades e apontar as soluções para o aumento de produção e renda.

Os interessados nos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural do município para inscrições. As capacitações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br), com especificação de carga horária, local e data de realização. “São oportunidades para os produtores buscarem formação profissional e visualizarem novas formas de empreender no campo”, ressalta o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

PROGRAMAÇÃO

O oeste catarinense receberá 35 cursos em 18 cidades. Destaque para os treinamentos em Confeitaria em Xaxim (2 e 3) e Abelardo Luz (9 e 10); Inclusão Digital em Guatambu nos dias 3 e 4; Processamento de Carne de Frango na mesma data em Presidente Castelo Branco; Prevenção às Deficiências na Área Rural em Ipira no dia 25 e Manejo de Colméia em Concórdia nos dias 26 e 27.

Faxinal dos Guedes terá quatro cursos: Operação e Manutenção de Tratores (2 a 4), Artesanato de Costura em Tecidos (2 a 5), Operação de Manutenção de Roçadeiras (5 e 6) e Programa 5S (13 a 16). As cidades de Ipumirim, Irani, Ouro Verde, Passos Maia, Santiago do Sul, União do Oeste, Irati, Formosa do Sul, Xanxerê, São Domingos, Entre Rios e Ipuaçu também receberão os treinamentos.

Em fevereiro, foram 247 treinamentos gratuitos promovidos pelo Senar/SC em todo Estado.