consultoria vsd

A Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e outras entidades do setor agropecuário de Santa Catarina participam do Programa de Incentivo ao Plantio de Grãos de Inverno para a Produção de Ração. Criado pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, o programa visa ampliar a produção de trigo, triticale e cevada para suprir, em parte, o déficit de grãos, principalmente do milho, destinados à alimentação de animais no Estado.
Entre as competências da Ocesc dentro do programa está o incentivo às cooperativas e os associados para o plantio de cereais de inverno. Visando atender à meta definida, a Ocesc coordena um projeto piloto com o triticale, envolvendo agroindústria e cooperativa catarinense, para conhecer melhor os custos da cultura, sanidade, desempenho nutricional e produtividade no campo.
Para o presidente da Ocesc, Luiz Vicente Suzin, a iniciativa é importante para a economia do Estado de Santa Catarina. “A agropecuária é um dos principais motores da economia catarinense e as 47 cooperativas agropecuárias têm um papel fundamental”, comenta.
Além disso, em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Ocesc deve propor o diálogo com órgãos federais para obter financiamento de pesquisas, com o objetivo de desenvolver sementes geneticamente melhores dos grãos, aumentando a produtividade.
DÉFICIT NA PRODUÇÃO DE MILHO EM SANTA CATARINA
O Programa de Incentivo à Produção de Cereais de Inverno foi criado para potencializar a produção de grãos no Estado. No caso do milho, Santa Catarina consome anualmente cerca de 6,8 milhões de toneladas/ano, mas produz 2,8 milhões de toneladas.
Para suprir essa necessidade e estimular o crescimento do setor no Estado, as lideranças do agronegócio desenvolveram, nos últimos anos, vários meios de amenizar o problema: o Programa Terra Boa, por exemplo, que fornece sementes e assistência técnica, as discussões em torno da Rota do Milho e o aumento da capacidade de armazenagem. (Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema Ocesc)