consultoria vsd

Xanxerê– O programa Serviço Família Acolhedora, que faz parte dos serviços oferecidos pela secretaria municipal de Assistência Social de Xanxerê, busca novos voluntários. O programa objetiva organizar o acolhimento de crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência afastados da família por medida de proteção em famílias previamente cadastradas e capacitadas pela equipe do serviço.

As pessoas encaminhadas ao Serviço Família Acolhedora são direcionadas para o acolhimento em famílias previamente cadastradas, capacitadas e acompanhadas pela equipe do serviço. Hoje o programa possui 13 famílias cadastradas e seis acolhidos em famílias acolhedoras, dois idosos, uma pessoa com deficiência, duas crianças e um adolescente.

Todas as famílias acolhedoras recebem acompanhamento e capacitação de forma permanente, de modo a não ficarem desassistidas em nenhum momento.

Os acolhidos são encaminhados para atendimento na rede de serviços do município e preparados pela equipe do serviço com o auxílio da família acolhedora para a superação das vulnerabilidades vivenciadas.

As famílias cadastradas no Serviço, independentemente de sua condição econômica, têm a garantia do recebimento de subsídio financeiro, por acolhido, no valor mensal de 1,5 salários mínimos vigentes, que será proporcional ao período em que tiver sob sua guarda e responsabilidade pessoas acolhidas.

O valor do auxílio acolhimento é para auxiliar a família acolhedora nas despesas com a pessoa acolhida.

Como participar?

Para participar é necessário o preenchimento dos requisitos previstos na legislação que disciplina o serviço, a apresentação da documentação necessária e a avaliação da equipe do serviço para que a família esteja apta a acolher.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3441-8545.