Dois casos suspeitos em Xanxerê estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica

0
62
Ferramentas de Gestão Empresarial no Excel

Xanxerê – Na tarde desta terça-feira (17) o prefeito em exercício de Xanxerê, Ivan Marques, convocou uma entrevista coletiva com a presença da secretária ,municipal de Saúde, Irene Goralski, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Francismara Zago, o procurador do município, Fernando Dal Zot para informar um caso suspeito de coronavírus no município.

Segundo Francismara Zago, uma família de Xanxerê, com quatro pessoas, esteve em viagem pelo Paraguai e Argentina e ao retornar dois membros, mãe e um filho, apresentaram diversos sintomas característicos da doença: febre, dor de cabeça e muita falta de ar. Além disso, um deles ainda sofre de asma, o que o coloca no grupo de risco.

O caso está sendo tratado como suspeita de contágio pelo coronavírus por se tratar de paciente que retorna de viagem aos exterior,conforme protocolo do Ministério da Saúde.

A secretária de saúde, Irene Goralski, orienta que ao sinal de sintomas o primeiro contato dever ser feito por telefone, para evitar a aglomeração nas unidades com pessoas que apresentam outra patologia.

Sobre a compra de material de proteção para uso em casa a coordenadora da Vigilância Epidemiológica explica que este material tem uma utilização específica nos hospitais e unidades de saúde.