Secretária de Saúde vai à Câmara falar sobre medidas de prevenção ao Coronavírus

0
440
consultoria vsd

Xanxerê – A secretária de saúde de Xanxerê usou a tribuna da Câmara nesta segunda-feira (16) para manifestar a preocupação que atinge a todo o País. Destacado como uma síndrome respiratória aguda, 90% dos casos são leves e portanto, podem ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde e também ser atendido nos domicílios.

Todos os profissionais da secretaria de saúde de Xanxerê tiveram uma capacitação, onde receberam o protocolo de como agir de forma correta para evitar a transmissão.

Após citar a forma de transmissão da doença, a secretária citou que a melhor maneira é se precaver do contato e compartilhar objetos. “Precisa o máximo de cuidado pois além do Coronavírus, outros vírus continuam circulando, como o sarampo, a dengue, o H1N1, que preocupa mais no inverno, mas todos dependem de prevenção com higiene”.

Enfatizou sobre o período de manifestação de uma pessoa para outra, e os principais sintomas do Coronavírus. A manifestação clínica para o Coronavírus, é a febre e a dor de cabeça. Insuficiência respiratória, tosse e irritação na garganta pode significar contaminação. Neste caso a pessoa será notificada e seu exame encaminhado ao LACEN, visando certificar se existe a contaminação ou não.

A Secretaria de Saúde acompanha casos suspeitos, mas para a população também é importante observar. Pessoa que viajou para outros países que tiveram o Coronavírus, o contato com suspeitos de terem contraído o mesmo, e ainda o contato familiar, onde a pessoa está em isolamento e você tem o contato pois ela está em casa.

Sobre a circulação em hospital ou unidades de saúde, Irene Goralski ressaltou ainda que é preciso evitar a circulação nestes locais, pois são considerados com risco de vírus. O momento é de tomar precaução. Procurar o Hospital ou Unidade Básica de Saúde somente em caso de urgência e emergência em 15 dias, até que haja nova orientação da Secretaria de Estado e Ministério da Saúde.

“O que a gente não pode é colocar uma população inteira em risco. Xanxerê não tem nenhum caso suspeito. Queremos evitar uma epidemia e é importante informar as pessoas de Xanxerê, que todos os casos graves serão encaminhados pelo SAMU ao Hospital”, afirmou a secretária.

Falou ainda que os casos leves serão monitorados na residência e que não existe razão para criar pânico por parte da população, mas sim, que todos se conscientizem da prevenção neste momento.

Lembrou que a Administração Municipal através da Secretaria de Saúde, Câmara Municipal de Xanxerê, Hospital Regional São Paulo, Promotoria Pública, Secretaria de Saúde, Órgãos de Segurança, entidades e associações, decidiram por adiar eventos até o dia 31 de março de 2020.

Quanto as escolas, municipais e estaduais, continuam com as aulas por orientação das secretarias estaduais, considerando que não existe contato com pessoas de fora do município.

Recomenda ainda acompanhar as mídias eletrônicas, rádio, site e TV para possíveis alterações que possam ser informadas e encaminhadas diariamente.

O presidente da Câmara Municipal de Xanxerê, Arnaldo Lovatel, agradeceu a presença da secretária de saúde na sessão, afirmando. “Acredito que as ações que já começam a ser desenvolvidas terão resultados benéficos para nossa população a partir da mobilização iniciada no município pelo prefeito em exercício e todas autoridades constituídas, preocupados com a prevenção do COVIT-19”, afirmou o vereador.