Secretaria de Saúde faz alterações nos serviços para diminuir propagação do coronavírus

0
363
consultoria vsd

Xanxerê – A Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê, publicou nesta sexta-feira-feira (20) o oficio nº 45/SMS/Xanxerê que altera o funcionamento de vários serviços, visando a diminuição da propagação do coronavírus.

Dentre as medidas que entram em vigor estão a mudança no horário de funcionamento dos Unidades de Saúde Hélio dos Anjos Ortiz e Castelo Branco, que passam a atender das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas. Os programas Amplia Saúde e Qualifica APS estão suspensos, bem como as consultas programadas de puericultura (crianças), mantendo apenas o atendimento a crianças em casos de urgência.

As consultas de pré-natal deverão ser organizadas de forma que a gestante não permaneça exposta na sala de espera na unidade de saúde, buscando reduzir o contato da mesma com os demais pacientes. Os agendamentos devem ser realizados por telefone e preferencialmente não devem levar acompanhantes.

Ficam dispensados para o trabalho presencial nas Unidades de Saúde e Centros de Especialidades Odontológicas os cirurgiões-dentistas e as técnicas de Saúde Bucal. Os casos de urgência serão atendidos por cada unidade, que organizará e orientará sobre o fluxo do atendimento dos pacientes. Também são dispensados do trabalho presencial, os Agentes Comunitários de Saúde.

Remanejamento

A população atendida na Unidade Básica de Saúde Aparecida será remanejada para a Unidade de Saúde Hélio dos Anjos Ortiz e a população atendida na Unidade Básica de Saúde João Winckler, terá os atendimentos direcionados para a Unidade do bairro Castelo Branco.

Sala de Situação

A Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê ativou a Sala de Situação do COVID (19), destinada a coordenação das ações e aos atendimentos de técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos.

O atendimento está feito pelo telefone 0800 534 1635 e pelo aplicativo http://45.7.148.67:9990/saude, lembrando que a população deve utilizar estes canais de comunicação e evitar se dirigir às unidades de saúde.

O serviço funcionará das 7 às 19 horas, todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos, com orientação a questionamentos da população sobre o vírus, e acompanhamento de casos suspeitos.