Administração de Xanxerê fala das ações de combate ao Coronavírus e do primeiro dia da Campanha de Vacinação contra a Influenza

0
72
Palstra Clara Chapecó

Xanxerê – Cumprindo o compromisso de levar a informação sobre as ações de prevenção e combate ao Coronavírus, a administração municipal de Xanxerê realizou, nesta segunda-feira (23), o segundo dia de entrevistas coletivas on line.

A equipe, formada pelo prefeito em exercício de Xanxerê, Ivan Marques, da secretária Municipal de Saúde, Irene Goralski, da coordenadora municipal da Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Francis Mara Zago Pegoraro, do procurador do município, o advogado Fernando Dal Zot, além do vereador Arnaldo Lovatel, presidente da Câmara de Vereadores, respondeu perguntas formuladas pela imprensa local.

O prefeito Ivan Marques iniciou a entrevista reforçando o pedido à população para se manter em casa, para “achatar a curva do nível do pico da doença” e fornecer estrutura suficiente para atender àqueles que vierem a precisar de cuidados e atendimento da saúde.

Sobre o caso suspeito de contaminação divulgado na manhã de hoje, a enfermeira Francis Mara informou que “recebemos hoje pela manhã um comunicado do Hospital São Paulo, a paciente se dirigiu diretamente ao Hospital porque já possui uma doença de base e tem 78 anos. Ficamos sabendo que nos últimos dias ela teve contato com pessoas que vieram de outros estados. Ela está internada no Hospital com insuficiência respiratória, houve a coleta do material para exame e encaminhado para Florianópolis através do Lacen”.

A respeito das ações da Saúde, Francis Mara complementou: “Mantemos os 17 pacientes com síndrome gripal, que estão sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica Municipal, estamos em plantão permanente, recebendo as ligações através do 0800 e quando necessário deslocamos uma equipe até a residência da pessoa com sintomas”.

Sobre a estrutura para atender os casos suspeitos, Ivan Marques esclareceu que o HRSP é referência, mas o primeiro atendimento deve ser efetuado no município. Quanto ao número de leitos, existem 30 leitos, sendo 10 para UTI, 10 para UTI Neo Natal e 10 de UTI leitos preparados para uma situação emergencial para atender casos do COVID-19. Referente ao recurso financeiro para atender a demanda de atendimentos, o prefeito esclareceu que o Governo do Estado, através de decreto, disponibilizou um recurso para atender os hospitais, mas não sabe qual o valor nem se já foi repassado ao HRSP.

A secretária Irene Goralski falou sobre os atendimentos realizados no centro de triagem montado hoje na Unidade Helio dos Anjos Ortiz. “Nós tivemos 20 atendimentos no dia de hoje, uma pessoa encaminhada pela manhã em estágio mais avançado que foi encaminhada para o Hospital. Percebemos que esta forma de atendimento está dando certo, por isso reforçamos que as pessoas devem ficar em casa e em caso de necessidade de atendimento deve utilizar o 0800 ou o aplicativo da prefeitura”.

Sobre vacinação, a secretária falou dos números: “No primeiro dia conseguimos vacinar 999 idosos e 101 profissionais da saúde, apesar de ter recebido apenas 30% das vacinas para o município. A partir desta semana vamos receber mais doses da vacina. Também estamos tentando ver outras formas de realizar a vacinação, para que os idosos não fiquem muito tempo esperando ou que não precisem procurar a unidade”.

Além da do atendimento no centro de triagem, Irene informou que foi implantado hoje um serviço de apoio psicológico remoto através do telefone 9996-1425 e 99926-0877, das 07 à 01 hora da manhã, com suporte psicológico aos efeitos do coronavírus e dos efeitos da quarentena.

Ainda sobre a vacinação, Irene informou que também está sendo realizada a vacinação nos veículos, assim como está sendo feita em outras localidades.

A secretária de Saúde esclareceu, ainda, sobre a utilização de EPIs.

Acompanhe a entrevista na íntegra.

Coletiva de Imprensa – Combate ao coronavírus – 23/03/2020 –

Coletiva de Imprensa – Combate ao coronavírus – 23/03/2020 –

Publicado por Prefeitura de Xanxerê em Segunda-feira, 23 de março de 2020

Deixe um comentário