Passos Maia descarta caso suspeito de coronavírus e cria sala especial para atender pacientes

0
67
Ferramentas de Gestão Empresarial no Excel

Idosa apresentou sintomas, mas não está com Covid-19, informa a Secretaria de Saúde do município

Passos Maia – Um caso suspeito de coronavírus (Covid-19) foi descartado pela Secretaria de Saúde de Passos Maia. A paciente é uma idosa, de 63 anos, que apresentou sintomas da doença. A idosa foi submetida a exame, que testou negativo. Nove pacientes com síndrome gripal ainda estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Uma sala de situação foi criada especialmente para pacientes com sintomas da Covid-19. O secretário municipal de Saúde, Edson Salvadego, explica que um profissional recepciona quem chega ao Posto de Saúde ainda na entrada, onde ocorre uma triagem. “Entra uma pessoa por vez, justamente para não haver aglomeração de pessoas”, afirma.

A sala não fica no mesmo ambiente do Posto de Saúde, mas perto da unidade. O espaço vai continuar funcionando enquanto estiverem vigorando as medidas de isolamento para o combate à pandemia, conforme decretos do governo do estado e da própria administração municipal.

“O nosso objetivo é que um infectado não contamine as demais pessoas”, comenta a enfermeira Elisiane Bortolini sobre a sala de situação. “Se nós tivermos alguma complicação, a gente só maneja o paciente na sala de emergência, que ficou bem em frente. E os demais casos são atendidos sem ter aquela preocupação de isolamento do paciente”, explica.

Segundo a profissional de saúde, já foram atendidas cerca de 30 pessoas no local. Os pacientes são orientados a ficar em isolamento em casa e retornar a qualquer agravamento dos sintomas. “Esse número é considerado baixo, mas é por causa da orientação de não sair de casa. Então as pessoas estão vindo conforme a necessidade mesmo”, completa Elisiane.