Coronavírus: Prefeitura de Xanxerê emite nota sobre cuidados com a população de rua

0
386
consultoria vsd

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A PREFEITURA MUNICIPAL DE XANXERÊ informa que até o momento não criou nenhum abrigo ou casa de passagem para população de rua e/ou itinerante. Em razão do Decreto nº 077/2020 que dispõe sobre o período de quarentena e a sugestão de isolamento social, alguns andarilhos estrangeiros que estavam momentaneamente em Xanxerê ou chegaram no decorrer dos dias ficaram impossibilitados de seguir.

Importante ressaltar que se tratam de artesãos que tem como prática a visitação de cidades para venda de seus materiais e que habitualmente ficam em hostels e/ou acampamentos. Nenhum deles possui residência fixa para que o município pudesse proporcionar o retorno. O desejo de todos é a continuidade das atividades através de viagens. Como os transportes intermunicipais estão paralisados e os serviços de hospedagens estão proibidos de funcionar, não houve outra possibilidade que não seja a permanência em Xanxerê.

Em acordo com os estrangeiros, foi possibilitado para que fizessem seus acampamentos no Parque da Femi por ser um espaço amplo, com estrutura mínima, seguro, com menores chances de contágio da COVID-19. Todos possuíram autonomia para escolher o melhor espaço para acamparem. Foi fornecido através da Secretaria Municipal de Assistência Social, para aqueles que necessitavam, colchões, cobertores, roupas, material de higiene e limpeza, cesta básica, fogareiro, botijão de gás, além de marmitas diárias. Todos foram devidamente orientados sobre a prevenção à proliferação do Coronavírus.

Para a estrangeira que está gestante, foi possibilitado, através de intervenção do Ministério Público, a hospedagem dela e do companheiro em hotel na cidade, sendo que ambos não aceitaram, optando em ficar no Parque Femi.  Além dela, foi garantida a hospedagem a uma estrangeira que atualmente está internada no Hospital Regional São Paulo assim que a mesma receber alta médica.