Município e promotoria orientam ações nas barreiras sanitárias

0
364
consultoria vsd

Xanxerê – Visando combater a disseminação do coronavírus em Xanxerê, o município adotou desde o início inúmeras ações para combater a pandemia. Entre as ações estão Centro de Atendimento ao Coronavírus, funcionando 24h por dia, inclusive aos finais de semana, o 0800 534 1635, que faz o atendimento e a triagem dos pacientes com sintomas das doenças via telefone, bem como as barreiras sanitárias nos principais pontos de acesso do município.

No que se refere as barreiras, inúmeros questionamentos têm sido feitos por parte da população em relação a sua eficácia. Na manhã desta quinta-feira (02) o Promotor de Justiça Marcos Brandalise esteve conversando com os colaboradores que estão na linha de frente das mesmas para explicar a melhor maneira de ser feita a abordagem e a orientação que precisa ser dada a população neste momento.

“Estamos há 15 dias trabalhando com bons números no município em relação ao coronavírus e é por isso que precisamos reprimir ao máximo a demanda de pessoas entrando em nosso município”, salientou Brandalise. De acordo com o promotor, não é possível impedir as pessoas de entrar no município, mas é preciso orientá-las de que há um decreto vigente nº 72/2020 e que o mesmo é passível até mesmo de multa para quem não respeitar, principalmente no caso de idosos e crianças.

O prefeito Avelino Menegolla disse que entende que a população está cansada da quarentena, de ficar em casa, mas que é preciso manter a calma neste momento. “Precisamos orientar as pessoas que chegam até o nosso município, que é preciso paciência neste momento para que as coisas possam ser encaminhadas da melhor maneira”.

As barreiras sanitárias estão instaladas na Avenida Brasil, na Rui Rui Barbosa (Viaduto) e na Rua 27 de Fevereiro. O procurador geral, Fernando Dal Zot, a diretora do Demut, Clarice Serena, e a secretária municipal de Saúde, Irene Goralski, também repassaram orientações quanto as ações fiscalizadoras nas barreiras.