Valores do IPTU 2020 causam revolta em Xanxerê

0
2459
consultoria vsd

Xanxerê – Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano-IPTU do município de Xanxerê começaram a ser distribuídos nesta quarta-feira (1º) e os valores causaram uma grande surpresa nos contribuintes.

O IPTU de Xanxerê têm sido alvo de polêmica desde 2017, quando se começou a discutir o aumento da taxa de lixo, o que aconteceu em 2018.

Este ano os contribuintes que retiraram seus carnês para pagamento do imposto tiveram mais uma surpresa: um aumento médio de 50% no valor do IPTU.

Muitos foram os questionamentos dos contribuintes, uma vez que seus imóveis não receberam benfeitorias ou tiveram aumento territorial.

A maior polêmica sobre o assunto é o fato do país está atravessando uma crise de saúde pública, com reflexos diretos na economia e a prefeitura não adotou nenhuma medida para amenizar o impacto do aumento no bolso dos munícipes.

O tema fica mais polêmico porque a inflação acumulada de 2019, medida pelo Índice de Preços ao Consumidos Amplo-IPCA, ficou em 4,31% e o Índice Geral de Preços do Mercado-IGPM, utilizado para reajuste de diversos tributos, ficou em 3,97% no ano passado.

A explicação para este aumento, enviada para o Foca na Notícia por WhatsApp pela assessoria de imprensa, foi o recadastramento dos imóveis e identificado que muitas construções estavam com as medidas das áreas construídas em desacordo com o cadastro do município. “Os impostos não tiveram aumento e sim o acréscimo da reposição de 3,97%, de acordo com a variação do IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado). Foi realizado um levantamento de georreferenciamento em toda a área construída do município, medindo as edificações, das quais, muitas delas apresentaram áreas construídas além do que estava no cadastro do município. Esse excedente, integra uma classificação adotada pelo município, que estipula a média de valor por área edificada, como por exemplo: se a pessoa tinha um imóvel com 150 metros quadrados cadastrado como popular, a lei estabelece que até 70 m² é popular, depois disso é classificado como padrão normal e isso foi corrigido”.

Além disso, a prefeitura soltou uma nota de esclarecimento, solicitando à população que compareça a prefeitura para solicitar correção de possíveis irregularidades.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em relação ao IPTU 2020, a Prefeitura de Xanxerê comunica aos cidadãos que observaram alguma incompatibilidade em seus dados cadastrais no carnê do IPTU que os mesmos deverão procurar o Setor de Tributação, no horário compreendido entre 07 e 13 horas, para fins de esclarecimentos.

Importante esclarecer que para os próximos anos, o município adotou o sistema georreferenciado, por meio de levantamento aéreo, podendo ocasionar divergências nas informações. Ressalta-se também que o recadastramento engloba áreas que não estavam lançadas em razão de ampliações e/ou reformas.

Vale ressaltar que a informação de metragem ou área construída não consta no carnê.

Já corre pelas redes sociais uma campanha para o não pagamento do imposto até que a Administração Municipal reveja seu posicionamento quanto a ações para beneficiar os contribuintes neste momento de crise, como a prorrogação do pagamento ou o parcelamento desde aumento em anos posteriores.

A própria Câmara de Vereadores fez uma moção de apelo ao Executivo para encontrar maneiras de facilitar o pagamento do contribuinte.