1º Juizado Especial Cível de Chapecó fará conciliações por videoconferência para garantir andamento dos processos

0
78
Ferramentas de Gestão Empresarial no Excel

Chapecó – Quem tem processo em andamento no 1º Juizado Especial Cível da comarca de Chapecó pode solicitar uma audiência, mesmo neste período de isolamento social. Apesar de o atendimento presencial no fórum da comarca continuar suspenso, a conversa entre as partes será realizada pela internet através de videoconferência. O agendamento pode ser feito pelo advogado. A conciliação pode ser utilizada em todos os 2.291 processos atualmente em trâmite na unidade.

É importante destacar que é necessária a participação de ambas as partes envolvidas no processo. O advogado de uma idosa agendou para maio a videoconferência dela. Considerando que a senhora faz parte do grupo de risco de maior contaminação pelo coronavírus, a iniciativa garantirá a audiência e, possivelmente, a solução do caso, além de preservar a saúde da envolvida que permanecerá em isolamento social.

O juiz titular André Alexandre Happke explica que o sistema de computador utilizado é disponibilizado gratuitamente pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina. As partes receberão o link e senha para acessar no dia e hora marcados. As partes e o conciliador conversarão por vídeo e áudio, cada um na sua casa. O sistema também pode ser acessado pelo celular.

“Os prazos ainda estão suspensos, mas se as partes quiserem tentar um acordo, estamos prontos, com ferramenta simples oferecida pelo TJSC, para nos reunirmos virtualmente e debater a causa. Enquanto isso, seguimos despachando e julgando os processos e preparando o retorno normal, conforme regulamentos superiores”, ressalta Happke.​