Secretaria de Agricultura e Defesa Civil levam água às comunidades rurais que sofrem com estiagem

0
171
Cadastro Foca na Notícia

Xanxerê – A Defesa Civil de Xanxerê, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Políticas Ambientais e o Corpo de Bombeiros, estão abastecendo propriedades rurais do município que sofrem com os efeitos da falta de chuva. Um dos locais é uma propriedade na Linha Manjolinho, que possui criação de suínos. No local o produtor recebe diariamente 30 mil litros de água. Outra comunidade abastecida é a de Bom Jardim, onde sete famílias possuem criações diversas de animais e recebem 15 mil litros de água a cada dois dias.

De acordo com o Coordenador Municipal da Defesa Civil de Xanxerê, Ronaldo Luzzi, em diversas propriedades os rios e córregos estão em um nível muito baixo para abastecer os locais, e alguns poços já começaram a secar, a exemplo da Linha Bom Jardim, que recebe abastecimento de água desde o mês de fevereiro. “De acordo com a previsão meteorológica, ainda vamos enfrentar dois meses de estiagem, até a chuva começar a mexer com o nível das águas. O que é um problema muito sério, pois já possuímos pedidos de água de outras três comunidades, de produtores que não estão conseguindo abastecer as criações”.

Em comparação com o ano de 2019, a estiagem é considerada como mais severa, “as chuvas que o município recebe são poucas e insuficientes para mexer com o nível da água”, finaliza Luzzi.

É importante destacar que a Secretaria de Agricultura conta com o Programa Porteira Adentro, que disponibiliza serviços com retroescavadeira para agricultores do município. Com a atual estiagem a demanda de construção de reservatórios de água cresceu consideravelmente.