Obras do elevado em Chapecó estão 98% concluídas

0
380
consultoria vsd

Chapecó – Falta pouco para ser autorizado o tráfego no elevado de Chapecó, concretizando um novo cenário de mobilidade urbana no acesso ao bairro Efapi. O empreendimento liga as quatro grandes regiões da cidade, garantindo maior agilidade e segurança de fluxo na interseção das avenidas São Pedro, Attilio Fontana e Leopoldo Sander com o Contorno Viário Oeste. A obra encontra-se em fase final, com serviços de iluminação pública, sinalização viária vertical e horizontal e ajustes de meios-fios. Os trabalhos estão 98% concluídos.

A estrutura de engenharia mais complexa e morosa, que envolve toda a parte de asfalto e concreto está concluída. Foram construídas quatro alças de ligação, duas rampas, a pista elevada e dois retornos. Segundo o Prefeito, o elevado é uma obra estruturante de mobilidade urbana que será decisiva para desafogar o trânsito numa região com expressivo fluxo de veículos pequenos e de carga. “Nesta região estão instaladas grandes Universidades, agroindústrias, o Centro de Inovação Tecnológica e um comércio expressivo que movimentam nossa economia. Além disso, o Efapi é o bairro mais populoso de Chapecó e é acesso para outros municípios como Guatambu, Caxambu do Sul, Planalto Alegre e São Carlos”, declarou.

A obra foi licitada pela Prefeitura de Chapecó e recebeu investimentos na ordem de R$ 16.025.428,22. Outros, aproximadamente, R$ 7 milhões foram investidos no custeio de indenizações. A fonte dos recursos é o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do Fundo Social, e a Caixa Econômica Federal, através do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e Saneamento). A empresa vencedora do processo licitatório e responsável pelos trabalhos é o Consórcio Planaterra – Traçado. “Sabemos a importância dessa obra: menos tempo no trânsito é mais qualidade de vida! Temos consciência que demorou, e pedimos desculpas à população. Tivemos que vencer desafios alheios a nossa vontade para concluir essa grandiosa obra de mobilidade”, complementou Buligon.

Interferências no tráfego

Os trabalhos ainda influenciam o fluxo de veículos leves e pesados. “Falta pouco, o trânsito no local ainda não está liberado na sua totalidade, então é muito importante que a população transite com cautela nas proximidades da obra, fique atenta e respeite a sinalização no local”, alertou o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Américo Nascimento Júnior. As mudanças no fluxo são necessárias para garantir a segurança de todos e possibilitar a execução das atividades finais.